Em 22/10/2012 às 08h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O governador Antonio Anastasia, acompanhado do prefeito Marcio Lacerda, participou, neste sábado (20/10), da inauguração das obras de revitalização do Mirante do Mangabeiras, em Belo Horizonte. O espaço está integrado à estrutura do Parque das Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital mineira. O objetivo da revitalização é proporcionar mais segurança aos visitantes e preservar a vegetação nativa.
Antonio Anastasia destacou que, com a revitalização, o mirante se torna um importante equipamento para o turismo em Belo Horizonte, uma das 12 capitais que receberão jogos da Copa do Mundo da FIFA em 2014.
“Cumprimento o prefeito Marcio Lacerda pela entrega do Mirante do Mangabeiras em excepcionais condições à população não só de Belo Horizonte e Minas Gerais, mas de todo o Brasil. Minas Gerais, em especial Belo Horizonte, terá um grande fluxo de turistas no ano que vem, com grandes eventos internacionais. Teremos, não só a Copa das Confederações, mas também a Jornada Católica Universitária e, pela primeira vez no Brasil e em Minas Gerais, o Congresso Mundial do Café. Todas essas pessoas vão fazer turismo e conhecer pontos belos e o Mirante está colocado como um equipamento de primeira grandeza”, disse o governador de Minas.
O governador Anastasia e o prefeito Marcio Lacerda fizeram o descerramento da placa inaugural, visitaram alguns pontos que tem vista privilegiada da cidade e assistiram a apresentação do coral infanto-juvenil Arco-íris, formado por alunos da Escola Municipal Senador Levindo Coelho e regido pela maestrina Morgana Brandão.
Também participam da cerimônia o secretário municipal interino de Meio Ambiente, Vasco de Oliveira Araújo, o secretário de administração regional municipal Centro-Sul, Harley Leonardo de Andrade Carvalho, o presidente interino da Fundação de Parques Municipais, Homero Brasil Filho, o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Mangabeiras, Marcelo Marinho e João Salvador Leite, representando os operários que construíram a obra.
Principais intervenções
O mirante recebeu nova iluminação, banheiros públicos, gramado e bebedouro. A área de 35.400 m² foi cercada e dois decks de madeira instalados para ampliar a área de observação. Com 125 m² cada um, os decks estão localizados em níveis diferentes, proporcionando ao visitante uma visão privilegiada da capital.
Uma rampa dá acesso ao primeiro deck e à praça, que recebeu novo passeio, jardim e 20 vagas de estacionamento para os que possuem mobilidade reduzida. O segundo deck ocupa a área da antiga Rádio Cidade. Com uma área gramada, plantas ornamentais e bancos, o mirante torna-se um ambiente propício para a contemplação e convivência.
Foi instalada portaria para o controle de entrada de visitantes. Veículos não poderão passar pela guarita. O local será monitorado por duas câmeras de segurança ligadas à Central da Guarda Municipal e contará com o apoio da Polícia Militar. Posteriormente, serão instalados mais quatro equipamentos. O mirante estará aberto diariamente das 10h às 22h.
Fonte: Agencia Minas