Em 19/10/2012 às 20h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
CARTA AOS TORCEDORES MINEIROS
Gol! Essa palavra tão curta tem o poder de fazer pulsar corações e de promover um coro de milhares de vozes que extrapola o estádio, invade bares, casas e ruas. Um clássico do futebol mineiro certamente é o evento que envolve o maior número de pessoas no estado. Essa vibração, essa paixão, essa comoção fazem do futebol um valor, um patrimônio cultural de Minas e do Brasil.
Acredito que esse sentimento foi decisivo na escolha de Belo Horizonte, a capital de Minas, como uma das doze sedes da Copa. Depois de acompanhar toda a operação da Copa das Confederações de 2009, integrar o Programa de Observadores da FIFA na Copa do Mundo de 2010, presidir o Comitê Executivo das Copas de Belo Horizonte, assumo agora a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo do Governo de Minas com o objetivo de aproveitar a Copa como uma oportunidade de melhorar a vida das pessoas.
Se o futebol é emoção, se a Copa é oportunidade, a preparação do Mundial é superação. Até 2014 serão muitos desafios. Mas a energia, a inspiração e a confiança de que o caminho está correto vêm do planejamento que a cada dia se consolida em ações que deixarão uma herança significativa para todos os mineiros.
As reformas dos estádios Independência e Mineirão, sete hotéis inaugurados, 14 mil empregos gerados com as obras da Copa, 15 mil pessoas sendo capacitadas. O poder público tem buscado, ao máximo, cooperações com a iniciativa privada, resgatando o papel de indutor do desenvolvimento e do empreendedorismo. Nossos parceiros capacitam pessoas, a iniciativa privada ergue hotéis, moderniza seus estabelecimentos, treina funcionários, e o Governo otimiza o empenho dos recursos públicos.
Até 2014 serão mais hotéis, mais táxis circulando, menos ônibus no centro, mais facilidade de locomoção com os BRTs, mais conforto no aeroporto Internacional Tancredo Neves etc. As melhorias na infraestrutura são muito importantes, mas talvez a maior herança dessa Copa seja cultural. A qualificação de tantas pessoas para esse megaevento e a oportunidade de colocar em prática esse aprendizado resultará em um crescimento profissional imenso em um curto período de tempo.
Faltam 600 dias para o início da Copa do Mundo no Brasil. A grande expectativa é ver as famílias assistindo aos jogos com segurança, conforto e alegria. Em Minas os estádios são para todos os times e sobretudo para os torcedores mineiros.
Bom jogo a todos!
Tiago Lacerda
Secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo
Fonte: Agência Minas