Em 19/10/2012 às 16h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Governo de Minas lança Unidade Móvel de Saúde para diagnosticar o câncer de mama

Caminhão vai percorrer todo o Estado com o objetiv

Caminhão vai percorrer todo o Estado com o objetiv

Download

 

O aumento dos exames de mamografias realizadas e o lançamento da Unidade Móvel de Saúde da mulher foram a tônica do evento que aconteceu nesta quinta-feira (18), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

Durante a cerimônia, comandada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, foi apresentado um balanço do Programa Estadual do Controle do Câncer de Mama em Minas Gerais e lançada a Unidade Móvel de Saúde, um caminhão totalmente equipado e preparado para realizar as mamografias e que vai percorrer todas as regiões do Estado, garantindo maior agilidade e comodidade às mulheres para realização do exame. Outros sete veículos estão sendo preparados para o mesmo fim.

Na cerimônia, o secretário Antônio Jorge foi enfático ao mostrar os dados atuais sobre o câncer de mama em Minas. “O câncer de mama atualmente é a segunda causa de morte na população mineira e corresponde a 14,1% de todas as mortes em Minas Gerais. O Programa de Combate ao Câncer de Mama de Minas Gerais tem como meta atender a 50% da população feminina, na faixa etária de 45 a 69 anos”, explica.

De abril a agosto de 2011 foram realizadas 218.934 mamografias. Em 2012, no mesmo período, foram 249.343 exames, um aumento de 30.409. "Buscamos orientar e informar à população em tempo integral. Ao ampliar a faixa etária, facilitamos o acesso ao exame de mamografia, promovemos o diagnóstico precoce e ofereceremos a possibilidade de um início de tratamento mais ágil”, afirma Antônio Jorge.

O secretário também esclareceu que não é necessário que a mulher passe por consulta médica para requerer o exame. Ela pode ir a uma unidade de saúde mais próxima e solicitar a guia para realização do exame, ou então obter o documento pela internet. Basta acessar à página do facebook da Secretaria de Estado de Saúde, preencher os dados e imprimir o formulário. Com o documento em mãos, a mulher deve se dirigir a uma unidade de saúde para agendar a realização da mamografia.

O presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira, discursou sobre a importância da iniciativa. “Quanto mais cedo for dado o diagnóstico, maior serão os índices de cura e as mutilações serão menores. Parabenizo ao secretário Antônio Jorge em nome de quase 20 mil colegas e temos a certeza que este projeto colherá muitos frutos. Muitas vidas serão poupadas, muito sofrimento será evitado. Portanto, parabéns ao Governo de Minas”, destaca.

Emoção

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi quando a publicitária e blogueira Cris Guerra contou que a mãe havia falecido vítima do câncer de mama: “Eu perdi a minha mãe quando ela tinha 55 anos. Meu irmão estava acidentado e ela descobriu um caroço no seio e, como meu irmão estava no hospital, ela demorou  para fazer o exame”, contou.

Cris Guerra disse que o câncer havia se alastrado para os gânglios das axilas. “Ela passou por alguns procedimentos e ficou dois anos lutando pela vida. Minha mãe era uma pessoa extremamente feliz, mas chegou uma hora em que ela não aguentou e faleceu.  Por isso, faço mamografia desde os 30 anos e parabenizo a Secretaria de Estado de Saúde”, finalizou.

Outubro Rosa

Enquanto as autoridades e personalidades discursavam, artistas plásticos grafitavam telas que serão expostas na Cidade Administrativa de Minas Gerais. As telas são alusivas ao Outubro Rosa, que tem o objetivo de incentivar as mulheres mineiras da faixa etária de 45 a 69 anos a realizarem a mamografia a cada dois anos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo da doença que mais mata no Brasil. A cada hora, seis brasileiras recebem a notícia de que têm a doença. A única forma de aumentar as chances de cura do câncer de mama é com o diagnóstico precoce.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: