Em 19/10/2012 às 08h43 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Convênio vai ampliar Força Estadual de Saúde

A parceria busca ampliar e antecipar as ações de s

A parceria busca ampliar e antecipar as ações de s

Download

 

Nesta quinta-feira (18), o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, e o presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Lincoln Lopes Ferreira, assinaram um convênio que prevê a ampliação da Força Estadual de Saúde. A parceria busca ampliar e antecipar as ações de segurança da saúde da população em casos de catástrofes naturais no Estado, antevendo o próximo período de chuvas.

A Força Estadual de Saúde foi lançada pelo Governo de Minas em janeiro deste ano para atender a mais de 3,5 milhões de pessoas vítimas das chuvas, em 32 municípios mineiros. Agora, a iniciativa pretende ampliar o número de médicos e estudantes de medicina capacitados para garantir assistência ágil às pessoas em situações emergenciais em casos extremos de desastres naturais ou eventos epidemiológicos, como os decorrentes dos períodos chuvosos. Além disso, a parceria possibilitará atender aos pacientes e usuários de Unidades Básicas de Saúde (UBS) inundadas e/ou destruídas, com perdas de mobiliários, equipamentos e medicamentos.

O secretário afirmou que o Governo tem se colocado em uma posição ousada na área da saúde.  “Acreditamos nas organizações, pois juntos tivemos êxito na última enchente que afetou o Estado. E essa parceria vai nos dar confiança, a Associação vai divulgar para os médicos e ajudar na capacitação dos profissionais. Estamos muito felizes com a iniciativa. Será um legado de Minas para o país”, declarou.

Segundo o presidente da AMMG, Lincoln Ferreira, a iniciativa é pioneira. “Estamos trabalhando para a proatividade, agindo antecipadamente aos fatos. Sabemos que no período chuvoso, o número de catástrofes aumenta. Queremos estar preparados. Estamos com uma perspectiva boa de que teremos um belo cadastro de médicos e estudantes de medicina capacitados para garantir assistência ágil às pessoas em situações emergenciais”, afirma Ferreira.

Esteve presente também o coordenador da Urgência e Emergência, Rasílvel do Reis, que foi um dos coordenadores da última força Estadual de Saúde, em janeiro deste ano.

Após a assinatura do convênio já esta disponível, no site da AMMG, formulário para cadastramento dos médicos e estudantes de medicina. Os voluntários receberão treinamento especializado.

Força Estadual de Saúde em Janeiro de 2012

Em janeiro de 2012, o Governo de Minas constituiu, em caráter emergencial, a Força Estadual de Saúde. Último balanço da Defesa Civil informou que cerca de 2 mil pessoas continuavam desalojadas em Minas. Já o número de desabrigados baixou para 83 pessoas.

Os profissionais de saúde se deslocaram para os municípios que demandaram ou para os que foram indicados pela Defesa Civil. Este ano, os primeiros a receber a Força Estadual foram Guidoval, Dona Euzébia, Belo Vale, Moeda, Governador Valadares, Miraí, Muriaé, Visconde do Rio Branco, Cataguases, Além Paraíba, Presidente Bernardes e Ponte Nova. Na sequência, Senador Firmino, Rio Casca e Guaraciaba.

As equipes ficaram sob a coordenação da Defesa Civil Estadual e das secretarias municipais de Saúde. As equipes permaneceram no município, no mínimo cinco dias e, no máximo, 30 dias. No início do ano, 256 profissionais de saúde se inscreveram como voluntários. Deste total, 11 foram médicos, 194 enfermeiros, 39 são psicólogos e 12, assistentes sociais.

 

Fonte: Agencia Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: