Em 14/10/2012 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Durante a próxima semana, de 15 a 19 de outubro, educadores mineiros terão a oportunidade de trocar experiências e de apresentar as práticas pedagógicas exitosas que desenvolvem em diferentes áreas, como sustentabilidade, cultura e leitura. O “1º Congresso de Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais” é organizado pela Magistra - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. O evento será realizado em Jaboticatubas.
No congresso são esperados cerca de 600 educadores de todo o Estado, que irão se encontrar para conhecer ações que contribuem para o elevado nível da educação em diversas instituições de ensino mineiras.
A diretora da Magistra, Ângela Dalben, ressalta a importância desta reunião para promover a troca de experiências entre as escolas. “Quando você interage com o diferente, se vê melhor e, nessa perspectiva, quando está em contato com experiências diferentes, se inspira para fazer coisas diferentes. A riqueza desse momento é a possibilidade de trocar experiências, ver o que você tem de melhor, ver o que está sendo considerado bom e inspirar outras pessoas sobre como é possível criar o novo”, pontua.
O projeto Plantar, da Escola Estadual Agnaldo Edmundo Silva, no município de Paraopeba, está entre as 218 iniciativas que serão apresentadas no congresso. Na iniciativa, os alunos aprendem a preservar o meio ambiente e levam a lição para os moradores da cidade. “Todos os anos, sempre no Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, os alunos distribuem mudas de árvores frutíferas para os moradores da cidade. Esse ano, distribuímos 500 mudas”, conta a diretora da escola, Marília da Piedade Ribeiro.
O encontro em Jaboticatubas também será um espaço propicio para a discussão de diferentes temas que permeiam o universo escolar. Nas mesas redondas, serão debatidos temas como a relação escola, família e comunidade e a importância do Projeto Político Pedagógico como eixo articulador das relações na escola. Também serão realizados minicursos que irão tratar de assuntos como a vivência musical no cotidiano escolar, cuidados com a voz, o uso de blogs como recurso pedagógico e outros.
Vídeos da Rede Minas destacam casos de sucesso
A disseminação das boas práticas desenvolvidas pelas escolas da rede estadual de ensino não ficará restrita ao evento. A partir desta segunda-feira (15), começará a ser veiculada pela Rede Minas e pelo Canal Minas Saúde vídeos de dois minutos que apresentarão ações de sucesso desenvolvidas por escolas estaduais mineiras. O internauta também poderá conferir os vídeos acessando a Agência Minas.
Ao todo, serão produzidos e veiculados 30 vídeos documentais que contam exemplos de boas práticas. Na semana do professor, comemorada entre os dias 15 e 19 de outubro, dez desses vídeos já estarão prontos para ir ao ar ao longo da programação da emissora.
Os vídeos apresentam projetos específicos desenvolvidos por iniciativa de escolas estaduais. Entre as ações selecionadas, há projetos na área de meio ambiente, educação especial, ensino de matemática e leitura. Um exemplo abordado nos vídeos é o projeto “Casos e Causos”, da Escola Estadual Mestre Candinho, de Cordisburgo. Nesse projeto, da área de literatura, os estudantes fizeram entrevistas com moradores antigos de Cordisburgo e, a partir desses textos, criaram um livro de causos. Dessa forma, os alunos treinam o português e também ajudam a preservar a memória da cidade.
A criação dos vídeos de Boas Práticas surgiu a partir de uma parceria entre Secretaria de Estado de Educação e a emissora Rede Minas, com participação da Ouvidoria Geral do Estado. As boas práticas já são abordadas em forma de matéria jornalística no Blog da Secretaria. A partir da parceria com a emissora, algumas dessas iniciativas foram transformadas em vídeos com dois minutos de duração.
Fonte e foto: Agência Minas