Em 13/10/2012 às 12h17 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Um dos destinos de verão preferidos dos capixabas e mineiros, Guarapari está entre as cidades do litoral do Espírito Santo que melhor
combina lazer com infraestrutura. Também conhecida por “Cidade Saúde”, sua orla, com muitas praias urbanizadas e tomadas por calçadões, quiosques, bares e restaurantes, caso das praias do Morro, das Castanheiras e da Areia Preta, atrai famílias com crianças e idosos que curtem águas calmas e transparentes e areias monazíticas.
Já a turma jovem marca presença nas praias Enseada Azul e Meaípe, esta última mantém o astral de vila de pescadores e é o cenário ideal para o lançamento dos modismos de verão. Por lá ficam também os melhores restaurantes de frutos do mar da região, especializados na moqueca capixaba. O prato preparado em panelas de barro, ao contrário da receita baiana, não leva leite de coco e azeite de dendê. Meaípe é famosa ainda pela noite agitada. Junto com a vizinha Nova Guarapari, concentra as mais concorridas boates e casas noturnas da cidade.
Principal cidade turística do Espírito Santo, Guarapari atrai diversos turistas do mundo inteiro graças às suas belezas naturais e às areias monazíticas (radioativas), com virtudes alegadamente terapêuticas, apesar dos benefícios no tratamento de artrite ou reumatismo não terem comprovação científica. Com mais de 30 praias e boa rede hoteleira, chega a atrair 700 mil turistas no verão, sendo que em 1994, a cidade recebeu 1,5 milhões de turistas, enfrentando graves problemas no abastecimento de energia e água.
AREIAS MONAZÍTICAS - A fama de saudável vem de longe, mas só em 1898 foi desvendado o segredo: a areia monazítica é considerada medicinal. Pequenas quantidades de tório e urânio em sua composição garantem o teor radioativo de seus grãos amarelados, marrons e negros - bom para curar artrites, nevralgias, doenças musculares e perturbações digestivas. Não estranhe ao deparar com banhistas rolando na areia das praias de Guarapari.
PASSEIOS MARÍTIMOS: A costa de Guarapari com suas praias, pedras, mangues e ilhas é uma atração à parte quando vista do mar. As escunas oferecem quatro opções para quem quer desfrutar deste outro ponto de vista. O passeio mais rápido, com uma hora de duração, contorna as principais praias da cidade: a do Morro, das Virtudes, a dos Namorados, as das Castanheiras e da Areia Preta.
Além deste tour, a novidade para o verão é o passeio ecológico de 1 hora e meia pelo manguezal, em que o visitante pode conhecer as espécies marítimas típicas do local. A rota mais tradicional é a que leva às Três Praias, famosa pelas belezas naturais e pelas praias ideais para piqueniques com a família. Nesse passeio, as empresas marítimas dão direito a guia e a um lanche de frutas tropicais. Os santuários ecológicos, como a Reserva de Setiba e Três Ilhas, também são outros roteiros, sendo que na primeira opção o passeio tem duração cinco horas e, na segunda, seis horas. As escunas ficam ancoradas próximos à ponte do centro de Guarapari.
Passeio:
De Escuna: De 1h a 5h de duração; saídas do cais da Pça. Jerônimo Monteiro ou da Praia do Morro
Principais distancias:
Cataguases MG - 342 km
Lepoldina MG – 320 km
Juiz de Fora MG – 422 km
Além Paraíba MG – 325 km
Muriaé MG – 274 km
Rio de Janeiro RJ – 466 km
Belo Horizonte MG - 533 km
Fonte e fotos: Wikipedia, Prefeitura de Guarapari e Guarapari Virtual