Em 13/10/2012 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Os plásticos possuem várias substâncias químicas. Entre elas, a nutricionista Karin Honorato cita as dioxinas, os ftalatos e, sobretudo, o bisphenol A. Segundo a especialista, esta última merece maior atenção, pois quando a substância entra no organismo, pode trazer alterações hormonais, neurológicas e endócrinas.
“Isso pode complicar a fertilidade, tireóide, metabolismo e até o índice de câncer, diabetes e obesidade”, alerta Karin. Segundo ela, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe que as mamadeiras tenham bisphenol A. Sendo assim, a nutricionista explica que o cuidado na compra desse acessórios é indispensável. “Fiquem atentos nas embalagens”, destaca.
Quando um alimento é colocado em um recipiente de plástico, o bisphenol A pode ser transmitidos para a comida. De acordo com a nutricionista, alimentos ácidos, ou aquecidos, facilitam a transferência do bisphenol A para a comida.
Apesar de os recipientes de plástico serem mais baratos, Karin Honorato recomenda potes de vidro, pois não transmitem substâncias química para os alimentos.
Fonte: G1