Em 12/10/2012 às 21h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O governador Antonio Anastasia participou, nesta sexta-feira (12/10), em Punta Mita, no México, do terceiro dia do 17° Meeting Internacional, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE). O evento, realizado entre 10 e 13 de outubro, reúne empresários brasileiros, mexicanos e autoridades dos dois governos para discutir os desafios da economia latino-americana.
Durante o encontro com empresários, Anastasia ressaltou o interesse em atrair mais investimentos mexicanos para Minas Gerais. “O encontro foi extremamente proveitoso porque demonstrou excelentes oportunidades de negócios e de relação comercial e institucional entre o México e o Brasil, que vivem momentos muito parecidos e muito positivos com um bom planejamento de um futuro de identidade econômica. Nosso interesse é mostrar as oportunidades de nosso Estado, que tende a se internacionalizar cada vez mais. Já temos grandes investimentos mexicanos em nosso Estado e queremos também trazer investimentos dos empresários mineiros para o México, tendo em vista que o mercado consumidor aqui também cresce muito”, disse o governador.
Em entrevista, o governador falou da importância em agregar valor aos produtos mineiros, além de incentivar a indústria do conhecimento, o que já está sendo feito por meio dos inúmeros investimentos em centros tecnológicos no Estado. “Nós não só extraímos minério de ferro, mas fazemos o aço e dele fazemos hoje, em Minas Gerais, automóveis, locomotivas, helicópteros, eletrodomésticos. Mas queremos mais, queremos agora a indústria do século XXI, que é a indústria do conhecimento. Para isso os investimentos em alta tecnologia não só na Região Metropolitana da capital, mas também no Sul do Estado, por exemplo, com polos tecnológicos em Itajubá e em Santa Rita do Sapucaí”, explicou Anastasia.
Mais parcerias
O governador Antonio Anastasia está em missão oficial ao México desde a última terça-feira, onde já visitou, na capital, a planta industrial da Coca-Cola Femsa, semelhante à que está em construção em Itabirito, região Central de Minas. Ele também conheceu a linha de produção e reciclagem da Indústria Mexicana de Reciclagem (IMER), única fábrica de reciclagem de garrafas PET na América Latina.
Durante o encontro do LIDE, Anastasia mencionou que pretende continuar as parcerias com a Femsa e trazer para Minas Gerais mais uma empresa do grupo. “A fábrica da Femsa, em Itabirito, será a mais moderna fábrica da Coca-Cola na América Latina, com investimentos muito expressivos na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já está em obras e vamos inaugurá-la no final do ano que vem. Estivemos também em uma fábrica de reciclagem do grupo Femsa, que queremos levar de modo inédito para o Brasil, o que está sendo avaliado e estudado. Ficamos muito felizes de perceber que se trata de um grupo muito sólido aqui no México e em toda América Latina e que quer fazer mais investimentos no Brasil, espero que mais em nosso Estado”, destacou Anastasia.
O governador Anastasia, que está acompanhado da secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothéa Werneck, chega a Minas Gerais neste domingo (14/10).
Fonte: Agência Minas