Em 12/10/2012 às 14h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Esta semana, fazendo algumas pesquisas para conhecer as últimas novidades tecnológicas, me peguei indo de computadores para tablets, destes para smartphones, e, finalmente, terminei num grande número de acessórios para aquele tipo de aparelho celular, que levei várias horas para percorrer até me cansar.
Cheguei à conclusão que a febre dos smartphones que assolou o mundo nos últimos anos é contagiante e mutante. Ou seja, quem gosta deles, acabará adquirindo seus acessórios, que aumentam em número e variedade, a cada dia.
No que se refere aos acessórios, o iPhone sempre se destacou. Desde a sua primeira versão, ele foi acompanhado por uma miríade de complementos que oferecem todo o tipo de funcionalidade extra, tais como capas, cases, películas, lentes de zoom para a câmera, cabos adaptadores MIDI que permitem ligá-lo a um instrumento musical, caixas acústicas, e muitos, muitos outros.
Agora, com a maturidade e a grande expansão do sistema Android, esse mundo dos acessórios chegou com força para seus dispositivos. Conseguimos encontrar oferta de diversos tipos de acessórios interessantes, alguns imprescindíveis, outros bastante úteis, e os que só valem pela curiosidade.
Listo, abaixo, alguns acessórios para iOS, e Android, que me chamaram atenção. E não é só isso. Há uma infinidade deles no mercado, basta fazer uma rápida pesquisa.
Para iPhone:
1 - Toast: um dock (espécie de suporte) com uma estação de som. O seu diferencial é que ele parece uma torradeira antiga, daquelas em que era preciso puxar uma alavanca para baixo de modo a torrar o pão. O dispositivo de visual retrô conta com dois alto-falantes de 50 milímetros energizados por um amplificador de 3 watts.
2 - SmashBox Pro: um case com alto-falante, que permite o controle do iPhone por botões externos, sem necessidade de abrir o case. Inclui um chip de segurança e utiliza baterias AA para evitar o desgaste da bateria do dispositivo.
3 - DreamTraveler: Um recarregador de dispositivos que oferece duas saídas USB, e um dock padrão do iPhone. Todas saídas oferecem proteção precisa contra picos de energia e podem alimentar até seis dispositivos simultaneamente.
4 - A balança digital utiliza Wi-Fi para transmitir automaticamente o seu peso para o iPhone, iPad e iPod touch. Do mesmo modo, efetua gráficos do seu peso e da sua massa muscular ou gorda e calcula o seu IMC para que possa aceder ao mesmo a partir do dispositivo iOS a qualquer altura.
Acessórios que funcionam tanto para iPhone quando para Android:
1 - Carregadores GreenZero: recarregadores de smartphone com saída USB e padrão iPhone 30 pinos. Ao detectar que o equipamento está carregado ou desconectado, desliga automaticamente, reduzindo o consumo de eletricidade. Para voltar a ligar, basta um simples toque no gadget.
2 - Gametel: é um controlador de jogos para Android e iOS que funciona com Bluetooth. Ele melhora a jogabilidade sem atrapalhar a ergonomia e a portabilidade do dispositivo. Além disso, ele também funciona nos sistemas Windows e MacOS X. Vem com um aplicativo que permite encontrar os jogos que são compatíveis com o acessório.
Para Android:
1 - Baterias externas: não vou apontar um modelo em específico, mas este acessório se tornou comum este ano. São baterias muito potentes (chegando a 9000mh) que permitem continuar usando seu smartphone, quando acabar a carga, enquanto carrega-o. Existem diversas marcas, modelos e capacidades. É muito útil para quem viaja muito ou usa o smartphone como ferramenta de trabalho.
2 - Phillips Fidelio: São docks amplificados com alto-falantes, que conectam ao smartphone por tecnologia Bluetooth. Eles possuem 10 watts de potência e tem grande qualidade sonora, além de oferecer um controle remoto.
3 - Sansa USB Reader: é um gadget que se conecta ao Android através da porta micro USB, permitindo a leitura e gravação em cartões de memória e pendrives. Pode ser de grande ajuda para aquela hora em que é necessário transferir arquivos e não há um computador por perto. Muito útil para utilizadores que fazem uso de grande quantidade de armazenagem.
4 - Keyboard Cases: várias marcas fabricam teclados físicos de pequena dimensão que são conectados ao smartphone por conexão bluetooth, microUSB ou USB. Encontram-se teclados com cases de 5" para smartphones, 7", 8" e 10" para tablets. Eles são muito úteis para utilizadores que trabalham com o dispositivo móvel, mas necessitam fazer muita digitação.