Em 09/10/2012 às 18h20 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
A produção industrial de Minas Gerais cresceu 3,3% em agosto, com relação a julho deste ano, segundo os resultados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (09).
Além de Minas Gerais, apenas outros cinco estados brasileiros também cresceram acima da média da nacional (1,5%), dentre as 14 localidades pesquisadas: Goiás, Amazonas, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
Com isso, o Estado mineiro acumula ganho de 4,7% nos últimos três meses. Em relação a agosto de 2011, a produção industrial mineira avançou 4,6%. Oito, das treze atividades pesquisadas, apontaram o crescimento da produção.
Contribuições de peso
As principais contribuições positivas vieram dos setores de produtos químicos (52,6%) e de veículos automotores (14,1%), impulsionados em grande parte pela maior fabricação de inseticidas para uso na agricultura, no primeiro ramo, e de automóveis no último.
Vale citar ainda os avanços observados em refino de petróleo e produção de álcool (12,2%), indústrias extrativas (1,9%) e produtos têxteis (10,9%), justificados em grande parte pela maior produção de gasolina automotiva e gás liquefeito de petróleo (GLP), no primeiro ramo, minérios de ferro, no segundo, e tecidos de algodão crus ou alvejados, no último, de acordo com o levantamento realizado pelo IBGE.
Fonte: Agência Minas