Em 09/10/2012 às 12h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Cerca de 50 professores novatos de Matemática participaram, nesta sexta-feira (5), de um teste piloto. No exame, eles foram avaliados sobre os conhecimentos que possuem no conteúdo e na área pedagógica. O trabalho é parte do estudo First Math, feito a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) com a Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos. A avaliação foi aplicada no Instituto de Educação de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Para esta fase piloto do estudo, os professores foram selecionados de forma aleatória. A pesquisa vai observar aspectos como: a influência de preparação anterior do educador, o contexto escolar e as oportunidades de desenvolvimento profissional.
A prova foi composta por questões abertas e fechadas das áreas de Matemática e conhecimento pedagógico. Os professores avaliados atuam em escolas estaduais de todas as regiões de Minas. “Este pré-teste integra uma pesquisa internacional e, no Brasil, tem Minas Gerais como o único estado representante”, explica o coordenador da pesquisa em Minas, Guilherme Rosa.
Com esse trabalho, a pesquisa se propõe a fazer um levantamento da experiência didática dos professores de Matemática de dezenas de países nos primeiros cinco anos de trabalho nas escolas.
Fonte: Agência Minas