Em 09/10/2012 às 08h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cúpula da Defesa Social anuncia ações de combate à criminalidade em Betim

Para o secretário Rômulo Ferraz (2º esq.), ações r

Para o secretário Rômulo Ferraz (2º esq.), ações r

Download

 

A cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vai ganhar nos próximos meses novos instrumentos de segurança pública que contribuirão para redução dos índices de criminalidade.

O 33º Batalhão de Polícia Militar ganhará uma nova sede, um novo Centro de Prevenção à Criminalidade será instalado no município; o sistema de videomonitoramento será ampliado e uma unidade socioeducativa, que irá funcionar em Ibirité, atenderá aos adolescentes autores de atos infracionais da cidade.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, nesta segunda-feira (09), durante reunião do Comitê Interinstitucional de Monitoramento e Repressão de Crimes Violentos, realizada num espaço de eventos em Betim.

A reunião contou as presenças do comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant´Anna, do chefe da Polícia Civil, delegado geral Cylton Brandão da Matta, do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Silvio Antônio de Oliveira Melo, de lideranças policiais da região, além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, da Associação Comercial e Industrial de Betim (Aciabe) e autoridades municipais. 

O Comitê, presidido pela Cúpula da Defesa Social, tem como objetivo acompanhar diariamente os índices de criminalidade violenta e propor estratégias para a contenção e a repressão das diversas modalidades criminosas em todo o Estado.

Para o secretário Rômulo Ferraz, as novas ações reforçarão o trabalho integrado das polícias. “Vamos intensificar o que já vem sendo feito e, a partir do ano que vem, com recursos já garantidos, canalizar uma estrutura mais consistente com relação ao aparato necessário para que os números da criminalidade violenta sejam reduzidos em Betim”, disse.

Para execução da obra do Batalhão serão investidos cerca de R$ 8 milhões. Os recursos serão disponibilizados no início de 2013 para que seja iniciado o processo licitatório.  Para o coronel Márcio Martins Sant´Anna, o Batalhão é um sonho antigo da corporação de Betim. “A edificação da sede do 33º Batalhão é um grande anseio dos policiais”, destacou.

De acordo com o tenente coronel Julio Cesar Rachel de Paula, comandante do 33º Batalhão, o projeto arquitetônico já está pronto.  A estrutura contará, além da parte administrativa, com área de saúde, espaço para manutenção das viaturas e área de treinamento com estande de tiros.

O terreno, doado pelo município, tem 13 mil m² e está localizado à Avenida Marco Tulio Isaac, importante via de acesso à Belo Horizonte e Contagem. “Esta é uma demanda antiga não só da comunidade, mas de todo o efetivo da Polícia Militar instalado na cidade. Estamos muito satisfeitos com essa notícia”, observou o comandante.

Mais investimentos na prevenção da violência

Outras medidas importantes foram definidas pelo Comitê para a cidade de Betim durante a reunião. Entre elas está a implantação de mais um Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC), que será instalado no bairro Jardim das Alterosas e contará com os programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos.

Para criação do CPC será investido R$ 1 milhão.  Betim conta hoje com três Centros de Prevenção instalados nos bairros PTB, Teresópolis e Citrolândia, além de um centro de base local com o apoio do município. O programa de redução de homicídios Fica Vivo! realiza atividades com jovens de 12 a 24 anos. Nas áreas onde foi instalado, o número de homicídios teve redução de até 50%. 

Outra novidade é a adaptação, nos próximos meses, de um imóvel na cidade de Ibirité, na região Metropolitana, que irá funcionar como uma unidade socioeducativa, atendendo aos adolescentes autores de atos infracionais que tenham decretada a medida de internação. O novo centro que terá capacidade para 40 adolescentes e atenderá também aos municípios de Contagem e Betim.  

As câmeras de videomonitoramento do município, hoje em torno de 35, serão readaptadas e novas câmeras serão instaladas.  Segundo o secretário Rômulo Ferraz, os recursos para o processo de licitação de aquisição de equipamentos para todo o Estado, inclusive Betim, serão destinados a partir do início do ano. “O aumento do número de câmeras vai possibilitar a redução do número de crimes contra o patrimônio”, avaliou Ferraz.

Já a Polícia Civil, como destacou o delegado geral Cylton Brandão, terá um reforço no seu quadro de pessoal, com a chegada em novembro de novos escrivães e, em março de 2013, de novos delegados.

 

Fonte e foto: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: