Em 08/10/2012 às 20h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Oficina em Caetanópolis subsidia elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade

As oficinas fazem parte da terceira etapa para ela

As oficinas fazem parte da terceira etapa para ela

Download

 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) promove, nos dias 9 e 10 de outubro em Caetanópolis, a II Oficina para elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade. O objetivo do plano é elaborar um instrumento de gestão pública para a biodiversidade, com a participação de diversos setores da sociedade. O encontro acontece no Maquiné Park Hotel, situado na Rodovia BR 40, KM 447 – Cedrolândia, em Caetanópolis, a partir das 8h.

As oficinas fazem parte da terceira etapa para elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, apontando as particularidades de cada região do Estado, com envolvimento de diversos setores da sociedade. As propostas, diretrizes e programas apresentados nas oficinas serão reunidos no documento final do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2013. Após a conclusão, o plano será submetido à aprovação dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).

Etapas

O Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade está sendo construído em três etapas. Na primeira, foi traçado um panorama da biodiversidade do Estado e na segunda foram levantadas as questões transversais, desafios e oportunidades das ações desenvolvidas em cada Secretaria de Estado. Todas as 19 secretarias foram ouvidas e puderam contribuir, diagnosticando em suas atividades os impactos positivos e negativos de suas ações, que têm interface com a biodiversidade. Na terceira e última etapa, estão sendo levantadas, por meio de oficinas, as proposições de diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade em Minas Gerais. As oficinas contam com o envolvimento de diversos setores da sociedade.

A elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade é um dos subprojetos que compõem o Projeto Estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob coordenação do IEF. Os produtos das pesquisas científicas, o conhecimento adquirido pelo monitoramento e a avaliação de cada fase implementada servirão de subsídio para um processo de revisão permanente desse instrumento.

No total, serão realizadas dez oficinas regionais, sendo que quatro delas em 2012. Representantes de organizações não governamentais (Ongs), universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais que tiverem interesse em participar da oficina podem se inscrever pelo endereço www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/plano-estadual-de-protecao-a-biodiversidade

O Panorama da Biodiversidade em Minas Gerais, produto da primeira etapa de elaboração do Plano, está disponível no site do IEF, no endereço www.ief.mg.gov.br/biodiversidade/plano-estadual-de-protecao-a-biodiversidade 

 

Fonte e foto: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: