Em 06/10/2012 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Durante o mês de outubro, a Fundação Hemominas, por meio do Programa Doador do Futuro, promove gincana entre escolas públicas e privadas da capital. As instituições deverão mobilizar o maior número possível de candidatos à doação de sangue para comparecerem no Hemocentro de Belo Horizonte. A Escola Estadual Professor Francisco Brant, localizada no bairro Caiçara, participante da gincana, realizou nesta sexta-feira (5), na Praça da Liberdade, uma ação com mais de 30 alunos do Ensino Fundamental para a divulgação do programa e da doação de sangue.
A professora Rosângela, responsável pela gincana na escola, afirma que uma mobilização assim facilita a captação de novos doadores. “Pensamos nessa maneira de mobilizar as pessoas, pois ficamos mais próximos delas e dessa forma atingiremos melhor nossos objetivos. As pessoas precisam entender a importância da doação de sangue”, ressalta.
Para a professora Marcia Eveline, o ponto mais importante da gincana é a conscientização. “Se hoje eu não preciso de sangue, amanhã eu posso precisar, e isso pode acontecer com qualquer um. Então o objetivo principal é a conscientizar sobre a necessidade de sangue”.
O aluno Antônio Carlos Dias Luceno, do 3º ano do Ensino Médio, fala sobre a importância da doação de sangue e da mobilização. “Quando a gente doa sangue, é um ato de solidariedade. Muita gente aqui não sabia que pode doar, mas agora já sabe e vai ajudar muitas pessoas”.
Cíntia Calu, captadora de doadores do Hemocentro de Belo Horizonte, salienta a integração que o Programa Doador do Futuro da Hemominas propicia com os jovens. “Os adolescentes são doadores em potencial. Além disso, podem ser captadores, passando os valores da doação de sangue para toda a família”.