Em 05/10/2012 às 17h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Atletas de todo o Brasil, dvididos em 33 duplas, disputam a 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia (CEBBV) neste final semana - de 5 a 7 de outubro, na Cidade Administrativa de Minas Gerais.
Jogadores como os mineiros Thales e Athos, que competem há um ano, acreditam que torneios promovidos no Estado fortalecem o esporte e contribuem para a motivação dos mineiros adeptos à modalidade. “Jogar em casa é muito bom, sentimos confiança”, revela Thales. Para ele, a meta nesta e em outras competições futuras é a de adquirir experiência.
Já para os parceiros Vinicius Santana e Thiago Trajano, ambos de Sergipe, a ideia é vencer o campeonato e poder participar da próxima fase, quando poderão competir com atletas medalhistas olímpicos, como a dupla Emanuel e Alison. “Acabei de vencer o Campeonato Brasileiro Universitário, em agosto, e estamos confiantes para este torneio”, afirma Vinicius.
As melhores duplas nas categorias feminino e masculino garantem vaga para o Circuito Open – considerado o maior do país, que será realizado no final de semana seguinte, de 12 a 14 de outubro, também na Cidade Administrativa.
Os eventos são organizados pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), em parceria com o Banco do Brasil (BB), Federação Mineira de Voleibol (FMV) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Os jogos são abertos ao público.
“Minas se sente honrada em sediar estas competições e reafirma, com tal realização, seu compromisso com o fomento às políticas públicas voltadas ao esporte e à promoção de grandes eventos”, declara o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz.
Para o gerente de Competições de Praia da CBV, Oscar Charbel, Minas Gerais é referência quando o assunto é vôlei de quadra e, por isso, promover a modalidade de areia é importante para o surgimento de novos talentos. “Minas já tem esse potencial, agora basta explorá-los”, destaca o gerente.
“Temos material humano e o Brasil possui o melhor voleibol do mundo. Interiorizar o vôlei de praia é fazer com que mais crianças e adolescentes tenham contato com o esporte, despertem interesse por ele, e se tornem futuros medalhistas”, completa o presidente da FMV e diretor de desenvolvimento da CBV, Carlos Rios.
Estrutura montada
Para o CEBBV foram armadas três quadras com capacidade para 300 pessoas cada. Uma arena exclusiva para o Circuito Open, com capacidade para 1.200 espectadores, ainda será erguida no local. A construção de todas as quadras, inclusive às destinadas ao aquecimento de atletas, demandou mais de 100 caminhões de areia. A emissora SportTV fará a cobertura do Circuito Open para todo o Brasil.
No embalo dos ídolos
Os servidores atletas do Governo de Minas também têm um encontro com o esporte tipicamente praiano que ganhou adeptos entre os mineiros. De 8 a 11 de outubro – no intervalo das competições profissionais, será realizado o Torneio de Vôlei de Praia dos Servidores do Estado. Ao todo, são 22 equipes formadas por quatro a seis servidores estaduais, sendo obrigatória a presença de, pelo menos, um representante de cada sexo. Como manda o figurino, a competição será disputada conforme as regras do vôlei de praia 4x4 da CBV. A quadra de jogo, condições e equipamentos também são os mesmos.
Fonte e foto: Agência Minas