Download
Todos nós somos utilizadores dos computadores há muitos anos, mas nem sempre, percebemos as mudanças tecnológicas que têm acontecido. Por volta do ano 2000, as estatísticas indicavam que a Microsoft detinha 95,8% do mercado global de computadores, enquanto a Apple detinha apenas 3% com o MacOS, e o Linux ficava com míseros 0,3%. O restinho da conta, era dividido pelos outros sistemas menores.
Cinco anos depois, as estatísticas pouco tinham mudado, porém já era possível perceber o renascimento da Apple, representados por um aumento de quase 50% do seu market share. Em 2005 as estatísticas eram: 92,2% para as plataformas Windows, 4,4% para a Apple e seu MacOS, e 0,45% para as plataformas Linux. Temos que lembrar que em 2005, ainda não existiam os smartphones. O Android e o iOS estavam em período inicial de desenvolvimento e o sistema campeão para os celulares era o Symbiam.
Agora, em 2012, dados das últimas pesquisas mundiais, do final do mês de agosto, apresentam uma queda acentuada das plataformas Windows, que apresentam o percentual de 79% do mercado mundial, seguido pelo MacOS que apresentou um crescimento formidável, subindo para 9,07%, e pelo Linux, que triplicou seu mercado, crescendo para 1,66%. O curioso é que 8% do mercado de computadores, foi perdido para dispositivos móveis como tablets e celulares, dominado claramente pelos sistemas Android e iOS. Alguns estudiosos do assunto, entre eles a empresa IDC, apostam que o Windows perderá cada vez mais espaço nos próximos anos.Com o crescimento constante dos dispositivos móveis, do MacOS e Linux, a previsão é que o sistema operacional da Microsoft seja ultrapassado pelo conjunto dos outros sistemas operacionais liderados pelo Android e iOS até 2016.
No que se refere às tecnologias mobile, as pesquisas demostram que o Android é o sistema operacional mais utilizado em celulares. No Brasil, a estatística não foge à regra. A empresa Kantar Worldpanel ComTech divulgou no mês passado os dados sobre a utilização de smartphones no país e apontou que a base de usuários brasileiros usando a plataforma do Google já corresponde a 46.8% do mercado. No mundo todo, a plataforma Android domina amplamente com 60%, seguido pelo iOS da Apple, que têm aproximadamente 24% do mercado, mas tem um desempenho bem pior no nosso país, ficando apenas em quarto lugar.
Vale destacar que o desempenho do sistema Android é impressionante, tendo crescido 30% em apenas um ano. Existe a grande expectativa desse crescimento continuar virtuoso, já que a Google está reformulando e aperfeiçoando as áreas onde seu sistema era declaradamente inferior ao iOS, como o tempo crítico na resposta às comunicações com os aplicativos, bem como a capacidade de suporte a dispositivos externos. Será que num futuro próximo o Android irá mesmo destronar o Windows como sistema mais utilizado no mundo? Dê a sua opinião.
Texto produzido pela Equipe Vespersoft
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE