Em 02/10/2012 às 21h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
No segundo trimestre de 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais cresceu 0,4% em comparação ao primeiro trimestre, mesmo valor registrado pela economia nacional no período. Embora o resultado mineiro tenha sido inferior ao registrado nos dois trimestres anteriores, não há evidências de nova interrupção da recuperação econômica no estado, segundo a Fundação João Pinheiro (FJP).
As informações são parte da publicação “Boletim de Conjuntura Econômica de Minas Gerais – 2º trimestre de 2012”, produzida pelo Centro de Estatística e Informações da fundação e divulgado nesta terça-feira (02).
Agropecuária cresce mais
O valor adicionado da agropecuária mineira cresceu 7,5% no segundo trimestre de 2012 em relação ao trimestre anterior. No mesmo período, o crescimento brasileiro foi de 4,9%.
O bom resultado estadual nesta atividade é atribuído ao desempenho da produção vegetal de café, cana-de-açúcar, milho, soja, banana, feijão e batata-inglesa. Estes produtos correspondem a quase 90% do valor da colheita total de Minas Gerais.
Indústria varia 0,1%
Na comparação com o primeiro trimestre de 2012, houve pequena variação positiva de 0,1% no nível de atividade na indústria.
A redução do ritmo deste setor no estado deveu-se principalmente à desaceleração da indústria de transformação, subsetor que corresponde a 59,1% do total gerado pela indústria mineira.
Serviços também crescem
O nível de atividade no setor de serviços cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2012, se comparado ao primeiro trimestre do ano. As taxas de variação do índice de volume do valor adicionado bruto nos subsetores comércio e transporte sofreram desaceleração de -0,2% e -0,8%, respectivamente.
O crescimento no volume do valor adicionado de 2,3% nos serviços de segurança, educação e saúde públicas foi importante para o resultado positivo no conjunto das atividades de serviços em Minas.
Gráfico: Valor adicionado por setor de atividade: Taxa de variação no trimestre
(em relação ao trimestre imediatamente anterior) da série com ajuste sazonal
Minas Gerais – 1º Trimestre de 2011-2º Trimestre de 2012