Em 27/09/2012 às 18h34 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Minas Gerais tem se posicionado com cada vez mais força no mapa das principais rotas turísticas do país. Nos últimos anos, o Estado tem investido na diversificação e na qualidade de suas atrações, que agradam a todos os públicos. Hoje, Minas é destino de milhares de turistas que buscam em suas terras novas oportunidades de negócios, diversão, cultura e contato com a natureza. O leque de opções é amplo e segmentos como o turismo religioso, o turismo histórico, o turismo gastronômico e o turismo ecológico também vem ganhando relevância.
No segmento do turismo ecológico e histórico, um dos recentes destaques é a Rota das Grutas Lund, projeto realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Cultura e de Turismo, com apoio da PUC Minas e da Organização Mundial do Turismo (OMT). A rota apresenta um roteiro turístico único e singular, pautado em elementos naturais e culturais da região cárstica de Minas Gerais, que está ligada à passagem do naturalista Peter W. Lund pelo Brasil. Em 2011, o projeto conquistou a segunda colocação no 6º prêmio de Excelência em Gestão Pública.
O turismo religioso também ganhou um importante componente este ano. No dia 31 de julho, o governador Antonio Anastasia assinou, no município de Caeté (MG), decreto que declara Atrativo Turístico de Especial Relevância o conjunto paisagístico, artístico e cultural do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade. O título aumentará a visibilidade do local, além de fomentar o turismo e atrair recursos, gerando mais empregos e renda.
O Santuário da Serra da Piedade também é ponto de partida e de chegada do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer). O projeto envolve 86 municípios mineiros e liga os santuários das padroeiras de Minas Gerais e do Brasil - Nossa Senhora de Aparecida. Com aproximadamente 850 km, o Crer é destinado à peregrinação e meditação. Com recursos de R$ 2 milhões, a implantação será concluída até maio de 2013.
No campo da gastronomia, o Governo de Minas Gerais vem realizando visíveis esforços no sentido de promover este que é um bem cultural mineiro dos mais valorizados. Em agosto, o governador Antonio Anastasia definiu a participação de Minas Gerais no Madrid Fusión, o maior evento de gastronomia do mundo. Minas vai representar o Brasil no congresso que acontece anualmente e reúne chefs e jornalistas de vários países. O café, o queijo e a cachaça são os produtos escolhidos para representar as culinárias mineira e brasileira na próxima edição do encontro, que vai promover uma visibilidade internacional e estimular a cadeia produtiva dos produtos típicos da culinária do Estado.
Turismo à mineira
Segundo estudo do ICCA, Ouro Preto subiu da 13ª para a 9ª posição, de 2010 para 2011, no ranking das cidades brasileiras que mais recebem eventos. O resultado reflete de maneira positiva o empenho da Secretaria de Estado de Turismo de promover a cidade como destino de turismo. Outros exemplos de iniciativas que apóiam o turismo em Minas Gerais são o Circuito Cultural Praça da Liberdade, implantado pelo Governo de Minas – que oferece à população cultura, arte, educação, tecnologia e conhecimento nos espaços culturais da Praça da Liberdade – e a reforma do estádio Mineirão, prevista para ser entregue à população em dezembro de 2012.
Em 2011, o Estado de Minas Gerais teve um incremento de 27,1% no número de turistas, em relação ao ano anterior, ultrapassando a média nacional de 15,5%. Os desembarques no aeroporto Tancredo Neves cresceram 39,5% no período, de acordo com dados da Infraero.
“A posição que Minas Gerais ocupa hoje reafirma a assertividade do Governo no trabalho de planejamento e na preparação dos destinos para os grandes eventos, tais como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas”, explicou o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho.
Dia Mundial do Turismo
O Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro, foi instituído pela OMT, órgão com sede na Espanha que compõe as Nações Unidas. Os príncipes de Astúrias, Felipe e Letizia, estão presidindo este ano as comemorações do Dia Mundial do Turismo. O evento ocorre em Maspalomas, na Ilha de Gran Canaria.
Para este ano o tema escolhido é "turismo e energia sustentável", que coincide com o Ano Internacional das Nações Unidas sobre Energia Sustentável para Todos. Segundo a OMT, até o fim de 2012 o número de turistas internacionais deverá ultrapassar a casa de um bilhão. De janeiro a junho, foram registradas 467 milhões de viagens internacionais, 5% a mais do que no primeiro semestre do ano passado.
Fonte e foto: Agência Minas