Em 27/09/2012 às 18h25 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
A Justiça Eleitoral da Comarca de Além Paraíba, determinou na tarde da última quarta-feira, 26, a apreensão e recolhimento de todos os exemplares da edição nº 702 so jornal Além Parahyba, além de decretar a prisão de seu editor, Flávio Senra e proibiu a circulação de novas edições da referida publicação até a data de eleição, 7 de outubro. A decisão atende à petição protocolada pelo PSB contra aquele jornal por ter publicado matéria considerada como de má-fé contra a candidatura do professor Fernando Lúcio.
Segundo o Parecer da Promotora Eleitoral, Sandra Ban, a publicação demonstra má-fé ao trazer notícia de primeira página destacando a manchete "Fernando Lúcio está inelegível", com texto e informação parcial sobre o recurso junto ao TSE que, ao final, julgou improcedentes as impugnações e, ao contrário, decidiu pela elegibilidade do candidato.
Ainda conforme a Promotora, o jornal Além Parahyba, "busca ludibriar e influir no convencimento do eleitor com matéria inverídica, com título de impacto e de grande repercussão no processo eleitoral, considerando que faltam 10 dias para a eleição municipal".
Sandra Ban ainda observou "que esta não é a primeira situação criada pelo jornal e seu editor-chefe em publicar informações com meias-verdade, buscando influir o eleitor, especialmente contra o candidato Fernando Lúcio, sendo que demonstra tendência em propagar o candidato Lamon, como se observa na página 2 do mesmo jornal e que será analisado em virtude de eventual abuso de poder e dos meios de comunicação".
Após analisar o processo, o Juiz Eleitoral de Além Paraíba, Marco Aurélio Souza Soares, proferiu sentença determinando a expedição de mandado de prisão do editor do jornal, Flávio Senra, pela prática de crime previsto no artigo 350 do Código Eleitoral. O magistrado também determinou a apreensão de todos os exemplares da edição 702 do jornal "que venham a ser encontrados no endereços do jornal, bem como, de todos os demais exemplares que possam ser encontrados em outros locais da cidade". Marco Aurélio ainda determinou notificar o editor do Jornal Além Parahyba, de que está proibida a veiculação de qualquer impresso do referido periódico até a data das eleições, em 7 de outubro próximo.
De acordo com a jornalista Marília Rosestolato, editora do Jornal Agora daquela cidade e parceira do Site do Marcelo Lopes, em conversa por telefone com a reportagem, "Flávio obteve um habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça, em Belo Horizonte, anulando sua prisão". Ela também confirmou a apreensão de todos os exemplares do jornal em que fora publicada a notícia sobre o candidato Fernando Lúcio, "inclusive os exemplares que estavam na residência dele (Flávio)", acrescentou.
Fonte: Rádio Mix Nova 102 FM e Jornal Agora