Em 24/09/2012 às 17h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
A cidade de Três Corações, no sul de Minas, acordou em festa no último domingo (23), nas comemorações de seu 128º aniversário. Pelé, o tricordiano mais conhecido do país, inaugurou a réplica da casa onde nasceu, construída por dez detentos da Penitenciária de Três Corações, e visitou o Parque Municipal, acompanhado pela secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola.
A construção da réplica de sua casa foi um projeto da prefeitura municipal, do governo federal e da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Pelo trabalho, os detentos receberam ¾ do salário mínimo e, a cada três dias trabalhados, eles também diminuíram a pena em um dia.
No Parque Municipal, em companhia da secretária, Pelé visitou o monumento em homenagem ao seu pai, Dondinho. Durante o evento, alunos da rede estadual de ensino apresentaram com a Fanfarra para os presentes.
Emocionado com a sequência de homenagens, Pelé agradeceu ao carinho dos conterrâneos. “Estou muito emocionado. Fiz uma canção que diz assim: Em Três Corações eu nasci, foram três corações que a vida deu pra mim: o exemplo do meu pai, o amor da minha mãe e o carinho desse povo que eu nunca esqueci”, disse o ex-jogador.
Homenagem a Dondinho
A secretária Ana Lúcia elogiou o monumento construído no parque que leva o nome de Dondinho, pai do Pelé. “É uma belíssima homenagem; pai e filho merecem esse reconhecimento. Aqui se criou o arraial da Real passagem do Rio Verde. Os primeiros bandeirantes já sabiam que aqui nasceria o rei Pelé. É um orgulho que nós, tricordianos, possamos homenagear a ele e seu pai”, discorreu.
O monumento, em homenagem a João Ramos do Nascimento, o Dondinho, foi inaugurado em 15 de setembro de 2012. A obra, feita pelo artista plástico tricordiano Afonso Barra, possui cerca de cinco metros de altura e traz Dondinho de mãos dadas com o menino Pelé.
A Polícia Militar de Minas Gerais estima que cerca de 15 mil pessoas estiveram presentes no evento de comemoração do aniversário da cidade, no Parque Municipal João Ramos do Nascimento.
Visita da secretária à cidade
Durante a passagem de Ana Lúcia Gazzola a Três Corações, a secretária conheceu também os trabalhos, na área pedagógica, das escolas estaduais Godofredo Rangel, Monsenhor José Guimarães Fonseca e a Olímpia de Brito.
Ela ficou surpreendida com o talento dos alunos e o empenho da equipe na oferta de projetos e ações para os estudantes. No encontro, foram apresentadas as instalações das escolas, os projetos desenvolvidos, além dos anseios dos diretores para a melhora do espaço.
A secretária elogiou o empenho dos diretores, professores e alunos nos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “O Ideb é o melhor indicativo de que o nosso trabalho da resultado. Três Corações foi um orgulho no desempenho, tanto das escolas municipais quanto das estaduais, nos destacamos entres as outras cidades do Estado”, afirmou.
Fonte e foto: Agência Minas