Em 22/09/2012 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
A secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento e o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), Marcelo Lana, assinaram nesta sexta-feira (21) acordo de cooperação técnica para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado e a inserção da produção no mercado nacional e internacional.
Por meio do acordo, o Governo de Minas pretende firmar parcerias para realizar ações voltadas para a promoção, fortalecimento e o desenvolvimento dos negócios coletivos, sobretudo nas associações e cooperativas de agricultores familiares de todas as regiões mineiras de forma integrada.
Durante o evento, a secretária Dorothea Werneck destacou que a assinatura do acordo possibilitará ao governo atuar com mais ênfase para melhorar o ambiente de negócios para os agricultores familiares.
“Este acordo é uma conjunção de esforços entre as duas secretarias para dar suporte e apoio ao setor agroindustrial, principalmente aqueles que advêm da agricultura familiar. O nosso grande objetivo é organizar e formalizar estes agricultores, por meio do cooperativismo e associativismo, para que eles possam ter ganho de escala e melhor acesso aos mercados”, declarou.
Por sua vez, o secretário Elmiro Nascimento salientou que importância da parceria. “O acordo entre as secretarias, além do apoio da Emater, é fundamental para fazer prosperar a agricultura familiar”, afirmou.
Acompanhamento técnico
Além de fortalecer e implementar programas já existentes, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Emater deverão executar novas ações e projetos e acompanhar seu desenvolvimento.
Também está prevista a disponibilização de técnicos para o acompanhamento das atividades, a fim de tornar sustentáveis as agroindústrias e demais empreendimentos coletivos de agricultores familiares com geração de ocupação e renda.
“A assinatura deste acordo é uma excelente oportunidade para que possamos aproveitar a capilaridade da Emater em Minas Gerais. São 789 escritórios entre todas as regiões do Estado, que contam com pessoal altamente qualificado para a prestação de assistência técnica ao agricultor familiar”, afirmou o presidente da Emater, Marcelo Lana.
Os órgãos envolvidos nos termos deste acordo prestarão assessoria direta às demandas dos agricultores familiares ligados ao cooperativismo e associativismo, para a identificação de parceiros e de oportunidades de negócios, divulgação de seminários e demais eventos que possam contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento de ações voltadas para produtores da agricultura familiar, nas áreas de gestão, agroindustrialização, jurídica, fiscal, sanitária, ambiental e comercial.
Assessoria em todas as etapas
O acordo prevê, ainda, a cooperação para a obtenção de matéria prima, tecnologias de produção e processamento, boas práticas agropecuárias e de fabricação, rotulagem e embalagem, custos de produção e formação de preços, legislação sanitária e ambiental e caracterização para mercados formais.
Os agricultores serão assessorados em questões como pesquisa de mercado, noções de marketing, estruturação do plano de negócios, certificação e rastreabilidade de produtos e negociação comercial.
Outro item do acordo estabelece que o agricultor terá assessoria para inserir seus produtos em mercados tradicionais, feiras livres, mercados diferenciados e programas governamentais de aquisição de alimentos, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Fonte e foto: Agência Minas