Em 21/09/2012 às 16h29 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Nesta quinta-feira (20), nas comemorações da Semana Florestal de 2012, foi inaugurado o sistema de videovigilância no Parque Estadual Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Por meio da tecnologia, serão captadas imagens de quase toda a extensão da Unidade de Conservação (UC), permitindo uma visualização rápida de um incêndio, ainda na fase inicial, e a identificação de incendiários.
Por meio de uma parceria do Governo de Minas Gerais com o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), com investimentos de R$ 300 mil, serão instaladas quatro câmeras a 15 metros de altura, em pontos estratégicos do parque, além de uma central de monitoramento.
As câmeras, que têm rotação de 360 graus e zoom ótico capaz de aumentar a imagem em até 36 vezes, serão controladas pela central. As imagens serão transmitidas por uma rede de rádio de alta capacidade.
Com o novo sistema, haverá melhora na abrangência das câmeras, que têm raio de alcance de quase 10 quilômetros e vão cobrir quase toda extensão do Parque. Devido à alta resolução dos equipamentos, será possível também a identificação de incendiários.