Em 16/09/2012 às 22h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Para incentivar motoristas e pedestres a adotarem um comportamento responsável, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai participar da Semana Nacional de Trânsito, que ocorrerá entre os dias 18 e 25 de setembro, com extensa programação na Capital mineira. Dentre os eventos, a ALMG disponibilizará, nesta terça-feira (18/9/12), das 8 às 18 horas, um stand na Praça da Estação para distribuição de material institucional e para recolhimento de assinaturas para a Campanha Assine + Saúde. Já na quinta-feira (20), será realizada reunião no Salão Nobre, às 14h30, para apresentação de documento contendo o histórico das discussões e das propostas formalizadas ao longo do Ciclo de Debates Siga Vivo – Pelo fim da violência no trânsito.
As atividades da Semana Nacional de Trânsito buscam atender às diretrizes da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010. O tema deste ano é “Não exceda a velocidade, preserve a Vida”. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatram), o objetivo é trabalhar a noção de que o excesso de velocidade diminui as chances de recuperação de uma vítima de atropelamento e de que a gravidade do acidente é proporcional à velocidade do veículo.
Ainda conforme o Denatram, esse tema é inédito na semana nacional e terá como principal público-alvo os jovens de 18 a 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. Ao planejar as ações, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como prioridade a articulação de esforços intersetoriais, visando à redução das ocorrências.
A fim de disseminar essas ideias e sensibilizar o cidadão, em Belo Horizonte, além das atividades promovidas pela Assembleia, serão realizados esquetes de teatro, jogos educativos, exposições de fotografias e materiais operacionais, blitz educativa, oficinas de troca de pneu, simulações de resgate, dentre outras. Também serão disponibilizados serviços à população, como o atendimento pela Defensoria Pública de Minas Gerais eo cadastro de doadores de sangue pela Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas).
Siga Vivo - O Ciclo de Debates Siga Vivo - Pelo Fim da Violência no Trânsito mobilizou a sociedade em todas as regiões do Estado, numa ampla discussão sobre uma das principais causas de mortes no Brasil: os acidentes de trânsito. O evento, realizado em parceria com outras 50 entidades, teve sua etapa final nos dias 5 e 6 de julho, em Belo Horizonte, depois de oito encontros regionais.