Em 16/09/2012 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
Um total de 1.030 crianças do município de Varginha, no Sul de Minas, já podem ser chamadas de Guardiões Mirins da Biodiversidade. Os alunos se formaram em um projeto desenvolvido pela Polícia Militar, por meio da Companhia de Meio Ambiente e Trânsito, que receberá, na próxima segunda-feira (17), o Prêmio Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social do ano de 2012. Anualmente, dez projetos são escolhidos e premiados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), em reconhecimento às boas práticas realizadas em todo o Estado.
O projeto de educação ambiental chamado Guardiões Mirins da Biodiversidade foi elaborado em 2010, ano internacional da biodiversidade. Desde então, alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de Varginha participam dos cursos ministrados pela Polícia Militar. O objetivo é que as crianças se tornem adultos conscientes da importância da preservação do meio ambiente, compartilhando as informações aprendidas também no âmbito familiar.
“Durante seis meses fazemos encontros semanais com as crianças, ensinando de uma forma lúdica a importância do cuidado com as matas e com a biodiversidade”, explica a cabo Fabiana Gonçalves Oliveira Rezende, uma das responsáveis pelo projeto. Segundo a policial, em cada aula um assunto diferente é abordado. “Mostramos programas ambientais sobre fauna e flora, levamos as crianças para plantar árvores, visitar o zoológico, conhecer o parque florestal. Todos gostam muito”.
O resultado é um envolvimento grande não apenas das crianças, de nove e dez anos, mas também dos pais. “Os meninos levam para casa folhetos informativos que damos a eles sobre época de queimadas, preservação da natureza, cuidado com a água. Com isso estão multiplicando o conhecimento, divulgando assuntos importantes também para os adultos”, destaca a cabo Fabiana.
Ao final de cada curso, as turmas participam de uma formatura, em que pais e professores são convidados. O evento busca o envolvimento de toda a sociedade em prol da responsabilização socioambiental e preservação do meio ambiente.
Iniciativa
O projeto Guardiões Mirins da Biodiversidade é uma iniciativa do 4º Pelotão de Meio Ambiente, da 6ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário. Participam do projeto o tenente Marcus Vinícios Rezende Oliveira, a sargento Mirela Maciente Botrel, a cabo Fabiana Gonçalves Oliveira Rezende e o soldado Ulisses Tito Alves. A equipe receberá, ao lado dos outros nove vencedores do prêmio de 2012, um kit contendo notebook, câmera fotográfica, filmadora digital, projetor multimídia e pen drives.
Além do projeto de Varginha, os seguintes programas receberão o prêmio Boas Práticas na próxima segunda-feira: Funk Polícia e a Arte da Paz (PM/Venda Nova); Núcleo de Atendimento e Cidadania para a População Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais (PC/Belo Horizonte); Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica contra a Mulher (PM/Ubá); Por uma cultura de Paz (Seds/Mediação de Conflitos/Ipatinga); Programa de Preparação para a Reserva (Corpo de Bombeiros), Operação Hera (PM/Itajubá), Projeto Juventude e Polícia (Polícia Militar), Projeto Patrulha de Prevenção a Homicídios (PM/Juiz de Fora), Teatro Interativo Mundo das Drogas (PM/Contagem).
Fonte e foto: Agência Minas