Em 14/09/2012 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
O Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Turismo e Extraordinária para a Copa do Mundo, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, participa, nesta segunda-feira (17), da quarta edição do Goal to Brasil, em Paris, na França. A ação visa promover os 12 estados onde acontecerão jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. São esperados mais de 300 convidados, entre eles jornalistas, operadores de turismo europeus, além de formadores de opinião.
O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, lembra que mais de 600 mil turistas estrangeiros estarão no Brasil durante a realização da Copa do Mundo e mais de 197 mil turistas visitarão Belo Horizonte. “Nosso objetivo é fazer com que o turista que estiver na capital mineira para assistir os jogos possa aproveitar também os atrativos turísticos das cidades do entorno. Para isso, estamos trabalhando a promoção de Minas Gerais no exterior com vistas a aumentar o tempo de permanência desse turista no Estado, no período que antecede os jogos e posterior à competição”.
Em Minas Gerais, de acordo com a Matriz de Responsabilidade da Copa 2014, estão sendo trabalhados para promoção - além de Belo Horizonte, que será sede dos jogos - os roteiros turísticos que estão a um raio de 150 km da capital mineira como a Serra do Cipó, o Parque Estadual do Itacolomi, as cidades Históricas Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Diamantina, Tiradentes, São João del-Rei, além da Rota das Grutas de Lund e Brumadinho.
Perfil do turista francês
A França é o quarto principal país emissor de turistas para Minas Gerais. Em 2010, 3.754 turistas daquele país estiveram em nosso Estado. De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional em 2010, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, por encomenda do Ministério de turismo e Embratur, 35% dos franceses viajam ao Brasil por motivo de lazer e 25% por motivo de negócios, eventos e convenções. Quando a motivação é negócios, as cidades que mais se destacam são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Campinas. Ainda segundo a pesquisa, a permanência média de um turista francês no Brasil é de 17 dias.
Goal to Brasil
O Goal to Brasil é um evento de promoção internacional do Brasil e será realizado em 14 países na América do Sul, América do Norte e Europa, tendo as cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 como foco. O Goal to Brasil é organizado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e conta com a presença de profissionais do mercado turístico, formadores de opinião e autoridades que vão representar as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014.
As próximas edições do evento serão realizadas em Portugal (Lisboa), Canadá (Toronto), Itália (Milão), Espanha (Madri), México (Cidade do México), Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai (Montevidéu) e EUA (Nova York).
Fonte: Agência Minas