Em 11/09/2012 às 17h01 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22
A Sessão da Câmara Municipal de Cataguases desta terça-feira, 11, foi rápida e contou com a participação da médica Maria Ângela Girardi, presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases (SMCC). Ela veio informar aos vereadores sobre o conteúdo de uma carta manifesto redigida por aquela entidade e entregue ao Prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida com reivindicações para os médicos que trabalham para a Prefeitura, e também pediu o apoio do Legislativo para a causa que, segundo Maria Ângela, “é o caminho para melhorar a qualidade dos serviços médicos prestados em nosso município”.
Redigida pela diretoria da SMCC e por representantes da Associação Médica de Minas Gerais, Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais e do Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora e região, no último dia 5 de setembro, o documento foi entregue na tarde desta terça-feira, 11, no Gabinete do Prefeito Willian Lobo de Almeida. Maria Ângela reiterou aos vereadores que “o cidadão cataguasense somente terá a possibilidade de uma excelência em saúde quando o profissional que o atende é capacitado, neste caso, concursado, e estimulado em seu trabalho, o que torna, com certeza, as relações mais humanizadas”, destacou.
Uma cópia da carta manifesto foi entregue pela presidente da SMCC ao Site do Marcelo Lopes. Veja seus principais trechos:
“É muito importante ressaltar que, ao exigirmos respeito e dignidade ao nosso trabalho, com a justa remuneração de nossos profissionais médicos (condição de estímulo para qualquer profissional) juntamente com a melhoria das condições de trabalho, visamos essencialmente a melhoria do atendimento prestado à nossa população, tão carente, como todos sabemos, de tais direitos”.
Em seguida a carta manifesto elenca o que considera necessário para a melhoria da saúde em Cataguases. “Indicamos pontos fundamentais (embora simples, éticos e respaldados pela Justiça Trabalhista):”
“1 – Concurso Público para os médicos das Equipes da Saúde da Família (ou PSFs);”
“2- Revisão salarial dos médicos especialistas funcionários da Prefeitura de Cataguases, com a justa progressão horizontal e vertical (plano de cargos e salários) podendo até mesmo, existir um estudo da flexibilização da jornada de trabalho do médico;”
“3- Contratação dos médicos que atuam no Pronto Socorro Municipal (PSM) com garantia de seus direitos trabalhistas, dando fim ao regime de cooperativa.”
Maria Ângela encerra o texto afirmando que o “cidadão cataguasense, com certeza, ao ser atendido por um profissional concursado e portanto, capacitado, bem como estimulado, terá garantida uma excelência no atendimento na área de saúde, fato tão almejado por todos nós, cidadãos cataguasenses, médicos e demais profissionais, bem como, com certeza, pelo poder público que nos representa”.