Você já ouviu falar em biodisponibilidade dos alimentos? E combinações positivas e negativas com os medicamentos?
Primeiro vamos te explicar o que é a biodisponibilidade. Quando comemos, os alimentos são reduzidos até que estejam com tamanhos tão pequenos que poderão passar para nosso sangue (absorção). Depois serão levados para as células. Portanto, quanto mais nutrientes chegarem às células, maior será a biodisponibilidade e mais disponíveis estarão para que as células os utilizem.
Quando comemos os alimentos, estes são transformados em macronutrientes (lipídeos - ou "gorduras"; proteínas; carboidratos - ou "açúcares") e também em micronutrientes como vitaminas e minerais. Esses nutrientes servirão para que as células desempenhem seus papeis: produzir energia, hormônios, enzimas, gerar novas células etc.
E você sabia que há substâncias que alteram essa absorção de nutrientes ou vice versa? E que você pode ficar prejudicado como, por exemplo, tendo um déficit nutricional?
Algumas combinações de nutrientes proporcionam melhora na absorção de alguns medicamentos e também dos próprios nutrientes, sendo, portanto, uma combinação positiva.
- Quando comemos alimentos que contenham o mineral ferro junto a alimentos ricos em vitamina C, há aumento de 30% da absorção do ferro.
- Alimentos com gorduras ou óleos facilitam a absorção das vitaminas A, D, E e K, conhecidas como vitaminas lipossolúveis.
- Outro exemplo é a vitamina A que melhora a absorção de ferro. Ela se une a ele durante a digestão e forma um complexo solúvel, impedindo que ele se junte a outras substâncias que poderiam prejudicar sua absorção. Gema de ovo, damasco, pêssego e as hortaliças de coloração alaranjada (abóbora, cenoura) e verde escura são boas fontes de vitamina A.
O contrário também é verdade! Tem medicamentos que na presença de certos tipos de nutrientes vão prejudicar a biodisponibilidade dos nutrientes ou terão sua biodisponibilidade prejudicada. É o que chamamos de combinação negativa.
- Se na alimentação existir leite e seus derivados, o ferro terá absorção prejudicada, pois o mineral cálcio presente no leite dificulta que o ferro seja absorvido.
- Alimentos fontes de zinco, ferro, cálcio se consumidos junto com fosfatos (vegetais verdes escuros) formam compostos insolúveis de baixa absorção.
- Os antibióticos terão sua biodisponibilidade prejudicada se tomados próximo de uma refeição. E os antiácidos (omeprazol, ranitidina, sal de fruta) diminuem a disponibilidade de vários nutrientes, como vitamina B12.
Nosso organismo é uma máquina complexa que, se não for bem compreendida, pode gerar problemas de saúde. Procure sempre se informar. O nutricionista é o melhor profissional para te ajudar a montar uma dieta inteligente que combine corretamente todos os nutrientes. E nós, farmacêuticos, somos os profissionais que conhecemos a fundo as combinações positivas e negativas com os medicamentos.
Até o nosso próximo encontro.
Mande suas sugestões de temas para 32 9903-1514.
Referências:
COZZOLINO SMF, 1997. Biodisponibilidade de minerais. Revista de nutrição. Vol. 10 no. 2.
MOURÃO et al, 2005. Biodisponibilidade de vitaminas lipossolúveis. Revista de nutrição. vol.18 no.4.