A lactose é o açúcar presente no leite que todas as espécies de mamíferos produzem. Claro que, algumas mais e outras menos, porém, todos os leites possuem este composto à base de glicose e galactose.
A digestão do nosso organismo se dá pela ação enzimática. Cada enzima quebra um tipo de nutriente e, no caso da Lactose, a enzima digestiva que faz este "serviço" é a Lactase. Ocorre que na vida adulta existe uma diminuição da produção dessa enzima, principalmente pela redução drástica do consumo de leite, consequentemente redução no consumo de Lactose. Por esse motivo é tão comum vermos adultos intolerantes à lactose. Portanto, agora sabemos que a Lactase só é produzida quando consumimos Lactose regularmente.
Aproximadamente 35% da população brasileira apresenta intolerância à Lactose. Segundo dados do instituto Datafolha (dados da pesquisa de 2017), estima-se também que, no Brasil, anualmente mais de 2 milhões de pessoas se tornam intolerantes e esse número cresce a cada ano.
Os sintomas da Intolerância à Lactose são diversos, desde diarreias, prisão de ventre, urticária, dores intensas abdominais, gazes, inchaço abdominal, perda de peso indesejado, entre outros sintomas.
Para mim, enquanto profissional da Nutrição, o que mais me preocupa na intolerância à lactose é que as pessoas que apresentam este problema revelam, também, em sua maioria, o que chamamos de Disbiose, que nada mais é que o desequilíbrio entre as bactérias boas e as bactérias ruins do intestino. A Disbiose leva a uma série de problemas graves no organismo, mas principalmente uma absorção inadequada de nutrientes, causando um quadro de desnutrição além de toda a sintomatologia causada pela intolerância.
É comum observamos pacientes com intolerância a Lactose extremamente desnutridos, condição causada também pelas diarreias frequentes, porém quando tratamos da Disbiose e suplementamos a enzima digestiva deficiente observamos uma grande melhora da qualidade de vida dessas pessoas.
A Intolerância à Lactose não é o principal problema para o paciente, o tratamento inadequado sim, é o maior causador de problemas para a vida dessas pessoas. Quanto aos produtos LACFREE ou Zero Lactose, como vimos, não existe leite sem lactose, visto que a Lactose é o açúcar natural do leite, então as empresas adicionam a enzima Lactase para tentar minimizar os sintomas das pessoas intolerantes e proporcionar chance a elas de consumirem esses produtos.
O que ocorre na maioria das vezes é que as pessoas estão em um quadro tão profundo de intolerância que mesmo consumindo o produto acrescido da enzima se sentem mal, por isso o tratamento para minimizar os sintomas e tratar o intestino é tão importante, pois reabilita o consumo alimentar das pessoas intolerantes. Procure sempre um profissional habilitado para te orientar quanto ao melhor tratamento para o seu caso.
Beijinhos da Nutri.