O consumo de proteínas é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, depois da água, as proteínas são as moléculas mais abundantes do nosso corpo, e o que muita gente não sabe é que as proteínas não são encontras apenas nos músculos, mas fazem parte do nosso sistema imunológico e participam de vários processos metabólicos. As proteínas são formadas pela união de vários aminoácidos, e nosso corpo não sintetiza todos eles, por isso precisamos consumir alimentos ricos em proteínas para oferecer ao nosso organismo aqueles aminoácidos que não produzimos, os aminoácidos essenciais.
As proteínas com uma cadeia de aminoácidos completa estão presentes no leite, nas carnes e nos ovos, mas também existem as proteínas vegetais, como a proteína do arroz, da ervilha, da lentilha, entre outras, a diferença é que os vegetais apresentam cadeias de aminoácidos essenciais incompletas, por isso precisamos unir dois ou mais vegetais para obtermos uma cadeia completa de aminoácidos essenciais.
Pensando na importância do consumo de proteínas, a indústria investe em alimentos e produtos ricos em proteínas e com uma cadeia de aminoácidos ideal para o perfeito funcionamento do nosso corpo. Muitos produtos possuem um teor de proteínas é baixo que não supre a necessidade proteica de pessoas que praticam esportes, por exemplo, ou daquelas pessoas com necessidades proteicas maiores.
A Nestlé desenvolveu um novo leite da linha Molico, que sem dúvidas é uma das melhores linhas de produtos do tipo. O novo leite Molico teve sua fórmula modificada, oferecendo agora 10g de proteínas. Além de oferecer mais proteína, o leite também é fortificado com as vitaminas D, C e K, que auxiliam na absorção do cálcio.
As linhas de produtos destinadas para as pessoas que praticam atividades físicas e esportes em geral estão aumentando nas prateleiras dos supermercados, o que até a pouco tempo atrás não se via com tanta facilidade. Isso mostra que a indústria percebe que a população tem se interessado mais pela prática esportiva o que é um bom sinal, visto que o sedentarismo vinha aumentando a cada ano.
Preciso apenas salientar que os produtos com maior teor de proteína não devem ser consumidos por quem não pratica atividades físicas ou por pessoas com Doenças Renais Cronicas!
As informações contidas nesse artigo não substituem a consulta e o acompanhamento nutricional.
Beijinhos da Nutri.