Dentro da prática clínica venho observando que muitas pessoas são profundamente influenciadas pela mídia e suas informações. Um dos maiores questionamentos que enfrento hoje em dia é o tal do "cortar carboidrato à noite para emagrecer, definir, ganhar massa, perder gordura,"... é quase uma promessa de milagre.
Nosso organismo utiliza 3 nutrientes como fonte de energia, sendo eles o carboidrato, a proteína e a gordura, obtemos esses nutrientes primariamente pela alimentação, mas nosso corpo tem a capacidade de utilizar como fonte de energia por exemplo a gordura estocada nos adipócitos que são as nossas células que armazenam gordura, mas também podemos utilizar o glicogênio muscular, isso significa que o seu corpo utiliza "massa muscular como fonte de energia." Isso acontece por vários motivos, o principal deles é o consumo inadequado de carboidratos.
Muitas pessoas me dizem que fizeram a dieta da proteína e emagreceram 10kg dentro de 30 dias, ou que cortaram o carboidrato e perderam barriga, entre outros relatos.
Perder peso na balança não quer dizer que você perdeu gordura corporal, por isso é indispensável o acompanhamento com o nutricionista, de preferência com um nutricionista que faça a avaliação de composição corporal rotineiramente. Basicamente existem 2 tipos de peso, o peso magro e o peso gordo em nossa composição corporal, quando perdemos peso muito rápido, principalmente cortando o carboidrato da dieta, perdemos o peso magro, peso em massa muscular principalmente, por isso as dietas restritas em carboidrato não são boas.
Mas afinal de contas, carboidrato à noite, pode?
Isso serve de regra para qualquer pessoa, mas principalmente para quem pratica atividade física. Não devemos cortar o carboidrato da parte da noite, nosso corpo não entende de horas de relógio, o carboidrato é igual em qualquer hora do dia! O que devemos fazer é seguir um plano com quantidades adequadas de carboidrato e os tipos de carboidratos para as nossas refeições diárias de acordo com os nossos obejetivos, mas jamais devemos cortar o carboidrato da noite. Para quem pratica atividade física, por exemplo, grande parte do anabolismo acontece à noite, durante o sono, que é o momento em que vários hormônios são liberados. Quando o indivíduo restringiu o carboidrato da noite, sua principal fonte de energia será insuficiente para suprir suas necessidades, acontecerá então que o corpo utilizará essa energia muscular, utilizando o glicogênio muscular, dessa forma o ganho de massa magra estará completamente comprometido.
Evitem seguir dicas de blogueiras, de revistas da moda, lembrem-se que somos seres únicos e com características únicas, a dieta do outro não serve para você! Não caia no conto da informação errada e não tente fazer sozinho, procure orientação nutricional adequada, tenho certeza de que você é capaz de alcançar os resultados que você deseja sem fazer sacrifícios.
Um super beijo da nutri.
DE LIMA, G. G; DE BARROS, J. J. Efeitos da suplementação com carboidratos sobre a resposta endócrina, hipertrofia e a força muscular. RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 1, n. 2, 2011.
MARTINS, P. J. F; MELLO, M. T; TUFIK, S. Exercício e sono. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 7, n. 1, p. 28-36, 2001.
KATER, D. P. et al. Anabolismo pós-exercício: Influência do consumo de carboidratos e proteínas. In: Colloquium Vitae. 2012. p. 34-43.