25/11/2016 às 12h47m


E O BLACK FRIDAY? Vamos aproveitar com consciência?

Olá, minha gente!

Está chegando a maior promoção do comércio brasileiro. Promessa de grandes descontos e oportunidades ímpares. E é nesse momento que precisamos ter uma maior atenção, uma vez que as ofertas são mais tentadoras.

É justamente por isso que resolvi passar algumas dicas para vocês. Vamos lá:

A primeira situação que deve se manter em qualquer tipo de compras é a pesquisa de preços, seja pela internet ou nas lojas físicas. Nessa época do ano, alguns fornecedores chegam a aumentar o valor dos produtos para conceder descontos falsos aos seus clientes.

Além disso, no momento da compra, exija sempre a nota fiscal do produto. É ela que vai garantir as futuras reclamações.

Já nas compras online, redobre a sua atenção. O excesso de zelo faz parte e te ajuda a resguardar direitos. Grave as telas de ofertas, procure sites que diulguem CNPJ, endereço físico e telefone de contato, pesquise a reputação do site, observe os itens de segurança do navegador (https), atualize o antivírus do seu computador, confira a quem o boleto de pagamento é destinado.

Ainda falando das compras realizadas na internet, independente de ser Black Friday, o consumidor pode fazer o uso do seu direito de arrependimento, desistindo da compra realizada em até 7 (sete) dias após o recebimento do produto.

Se a compra for realizada dentro de uma loja física, o consumidor tem 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir de sua constatação. Essa reclamação pode ser feita para o próprio comerciante ou para o fabricante.

Independente da forma de aquisição dos produtos, lojas virtuais ou físicas, o consumidor deve ficar atento às promessas de grandes promoções e evitar um mau negócio.

O Procon – SP divulgou uma lista de sites que não são recomendados. Segue ela: sites não recomendados

Não seja enganado. Em caso de dúvidas, procure o PROCON de sua cidade.

Um forte abraço e até semana que vem, pessoal.


Autor: Rafael Vilela Andrade

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11/11/2016 às 13h41m


Você conhece o Consumidor.gov.br?

Olá, minha gente!

Já faz algum tempo que não consigo escrever algo para vocês. São muitos atendimentos diários. A correria está demais.

Então, tendo em vista toda essa correria, que não é só minha, resolvi trazer uma maneira diferente para que você possa formalizar sua reclamação que diz respeito à relação de consumo.

Você já ouviu falar no Consumidor.gov.br? Esse site foi desenvolvido pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional do Consumidor. Nessa plataforma, você se comunica diretamente com o seu fornecedor, que se compromete a analisar a sua demanda e respondê-la em até 10 dias. É muito fácil e rápido.

Existe, também, o aplicativo para smartphones, o que facilita ainda mais o registro da sua reclamação.

O Consumidor.gov.br é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo via internet. Ele não substitui o serviço prestado pelos PROCONs, porém, é uma via paralela que trás comodidade aos consumidores.

Vale lembrar que você só pode registrar reclamação contra aquelas empresas que já estão cadastradas no Consumidor.gov.br.

Você também consegue visualizar a quantidade de reclamações que aquela empresa possui, bem como o percentual de resolução dos atendimentos.

Eu acredito que o Consumidor.gov.br é uma ferramenta que veio ajudar o consumidor, principalmente, porque possibilita que ele faça uma pesquisa prévia antes de formalizar algum contrato.

É interessante destacar, também, que o Consumidor.gov.br separa as empresas por área de atuação, facilitando ainda mais para o consumidor.

Vamos fazer o seguinte: Acesse o site www.consumidor.gov.br e navegue para ter acesso as informações. Se for necessário, faça sua reclamação.

Eu tenho certeza que você vai gostar. E, em caso de dúvidas, procure o PROCON de sua cidade.

Então, é isso pessoal! Espero que vocês tenham gostado de conhecer essa nova plataforma e possam me passar um feedback sobre a utilização do serviço.

Um forte abraço à todos e até a próxima!

Contato:
https://www.facebook.com/rafaelvilelandrade


Autor: Rafael Vilela Andrade

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