A FIESP disponibilizou através da internet, um novo aplicativo criado em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, chamado "Monitor Banda Larga". Esse aplicativo auxilia o usuário a verificar de maneira fácil, rápida e automática, a qualidade e velocidade da sua rede.
Com certeza foi um grande acerto das instituições, no que diz respeito ao Direito do Consumidor, já que a má qualidade na prestação do serviço está diretamente ligada a forma como ele é disponibilizado, inclusive no que diz respeito à velocidade.
Portanto, o aplicativo tem o objetivo de melhorar a qualidade da banda larga, uma vez que ajuda o consumidor a observar se a empresa que presta o serviço está cumprindo as determinações da própria ANATEL.
Além disso, é muito fácil e prático usar, não tendo qualquer justificativa a não utilização do aplicativo, antes de abrir uma reclamação junto aos PROCON's.
Outra ferramente que o aplicativo disponibiliza é nas situações de rede wi-fi, quando é feita a análise do melhor canal para a a utilização. O monitor ainda oferece um espaço exclusivo para esclarecer dúvidas e auxiliar o usuário na utilização do software. Até o momento, o aplicativo está disponível somente para o sistema operacional Windows, a partir da versão Vista.
A aplicação conta com três tipos de medições:
Padrão: ao instalar o aplicativo, esta opção é automaticamente configurada, sem necessidade de programação. Serão realizados testes diários a cada seis horas. Nessa medição, o usuário receberá mensalmente em seu e-mail um relatório com os resultados dos testes.
Instantânea: ao selecionar essa opção será realizada imediatamente uma medição e o usuário poderá verificar a qualidade de sua conexão naquele momento.
Programada: essa opção apresenta a possibilidade de selecionar intervalos de medição a cada duas, quatro, seis ou oito horas. Nessa medição, o usuário receberá em seu e-mail a análise do período selecionado.
É muito importante que o computador esteja ligado e conectado à internet durante os horários agendados para os testes. Do contrário, as medições não serão realizadas. A função acontece normalmente, mesmo com o computador em modo de bloqueio. Após a escolha das opções de medição, o usuário visualizará um relatório simples e objetivo, que indicará a velocidade e qualidade da internet. O aplicativo é gratuito para toda população brasileira e pode ser baixado por meio do site:www.monitorbandalarga.com.br.
No caso de comprovação de má prestação de serviços, o consumidor deve procurar o PROCON de sua cidade, para formalizar a reclamação. Em Cataguases, o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor está localizado na Rua Joaquim Peixoto Ramos, 173, Centro e funciona das 09:00 às 16:30.
Mais uma forma de fiscalização. Vitória!
Até a próxima.