Em 23/07/2012 às 08h34 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Governo de Minas realiza a 1ª Conferência de Desenvolvimento Regional do país

A Conferência será realizada na Cidade Administrat

A Conferência será realizada na Cidade Administrat

Download A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) realiza nos dias 01, 02 e 03 de agosto, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de Minas. O evento, que será realizado com o apoio do Ministério da Integração Nacional e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), tem o objetivo de promover o debate sobre as ações regionalizadas no Estado visando detectar diretrizes e princípios que possam ser utilizadas na Política Nacional de Desenvolvimento Regional.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] e também pelo site www.urbano.mg.gov.br, através do link da Conferência, até o dia 30 de julho. Na página da Sedru você também pode encontrar as principais informações do evento. Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui.
Minas será o primeiro Estado no país a realizar sua conferência que será preparatória para a Conferência Macrorregional do sudeste que acontece entre os meses de outubro e novembro e a Conferência Nacional que acontece nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, em Brasília. Durante o encontro Estadual serão eleitos os delegados do poder público, da academia e da sociedade civil que vão representar Minas nestes eventos e selecionadas as propostas mineiras que serão levadas para a Conferência Nacional e que farão parte da política nacional.
A etapa estadual, que apresenta como lema: “Desenvolvimento e Integração Regional: Tornando Minas Mais Gerais”, terá como resultado a elaboração de cinco princípios e 20 diretrizes que contribuem para a formulação da nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Os princípios e diretrizes formulados em Minas Gerais serão encaminhados à Conferência Macrorregional (sudeste) e também à Conferência Nacional.
O público da conferência engloba representantes do poder público, da sociedade civil, do setor empresarial e instituições de ensino superior, pesquisa e extensão. Na conferência serão eleitos vinte delegados que representarão Minas Gerais nessas outras duas conferencias, com a seguinte composição: seis delegados representantes do poder público; seis delegados representantes da sociedade civil; quatro delegados representantes do setor empresarial; quatro delegados representantes do segmento de ensino, pesquisa e extensão.
Para o secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, a realização desta Conferência será um avanço no debate sobre o desenvolvimento regional de Minas e do país. Segundo ele, o evento será a oportunidade de debater políticas que levem em consideração a heterogeneidade das regiões e dos desafios e possibilite o fortalecimento da ideia de soma de esforços entre os gestores públicos, a sociedade civil e a academia. “O Governo de Minas busca envolver todos os atores no processo de desenvolvimento, incluindo a sociedade e a iniciativa privada”, destaca.
Durante o evento, os conferencistas terão a oportunidade de debater temas estratégicos para a construção de políticas e ações voltadas para o desenvolvimento sob a égide da redução das desigualdades regionais. Nesse sentido, a conferência será organizada em quatro eixos de discussão, que serão as bases para a construção das diretrizes e princípios.
A discussão permeará os eixos: Governança, participação social e diálogo federativo; Financiamento do desenvolvimento regional; desigualdades regionais e critério de elegibilidade; e Transversalidade – vetores de desenvolvimento regional sustentável.
A subsecretária de Desenvolvimento Regional, Beatriz Morais, explica que mudanças socioeconômicas vêm provocando reconfigurações em Minas, criando estruturas diversificadas de desenvolvimento. “O ritmo desigual do crescimento implica exclusão de sub-regiões no processo desenvolvimentista, pois enquanto algumas avançam outras ficam estagnadas, acirrando as diferenças sociais e regionais e desencadeando fluxo migratório para os grandes centros”, salienta.
Para acessar a programação do encontro, clique aqui (arquivo PDF).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: