Em 22/07/2012 às 11h27 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Junho registra o menor índice de homicídios do ano em Minas Gerais

Minas Gerais registrou, no mês de junho, o menor índice de homicídios de 2012. Em todo o Estado foram 283 ocorrências, número 11% menor que o contabilizado no mês anterior, quando foram registradas 315 ocorrências. Na comparação com o ano anterior, a partir de uma simulação de dados utilizando a mesma metodologia aplicada aos cálculos neste ano, percebe-se que o mês de junho também foi 15% menos violento em 2012. No ano passado ocorreram 333 ocorrências de homicídios no mês de junho contras 283 registradas em junho deste ano.
Os trabalhos recentes de monitoramento diários dos crimes violentos, por meio do Comitê Interdisciplinar composto pela cúpula da Defesa Social e Ministério Público, com a proposição de metas e intervenções objetivas e de curto prazo são, na avaliação de especialistas em segurança pública da secretaria, os responsáveis pela contenção dos homicídios nos últimos meses do primeiro semestre. Avaliando o gráfico abaixo nota-se que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) conseguiram “puxar para baixo” a curva de homicídios, que tendia a crescer nos primeiros meses do ano. Os dados de homicídios de junho são até 17% menores que os registrados no mês de abril (338 homicídios).
O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, avalia que o trabalho iniciado nos últimos dois meses, com a Região Metropolitana, Vale do Aço, Montes Claros, Governador Valadares e Passos, por meio de reuniões de acompanhamento, estipulação de metas e definições objetivas de investimentos, se refletiu no decréscimo da curva da violência em Minas.
“Temos adotado ações concretas e de curto prazo, como a implantação de delegacias especializadas regionalizadas, disponibilização imediata de vagas para adolescentes homicidas em centros socioeducativos e planejamento de operações conjuntas entre as duas polícias, em todas as reuniões realizadas com os comandos regionais das polícias Militar e Civil”, afirma. Este acompanhamento será realizado até o fim do ano em todas as 18 regiões integradas.
Outro fator destacado por Rômulo Ferraz como um importante instrumento na diminuição dos crimes é, exatamente, o acompanhamento dos índices, realizado de perto pelo secretário de Defesa Social, comandante geral da PM, e chefe da Polícia Civil. “Neste novo processo, é possível verificar a motivação da base das duas polícias”, ressalta.
Estabilização dos índices na comparação com 2011
Na comparação do primeiro semestre de 2012 com o mesmo período de 2011, a partir do ajuste da metodologia, percebe-se uma contenção dos índices de homicídios em Minas, principalmente, em razão dos trabalhos desenvolvidos nos últimos dois meses. No ano passado foram registradas 1.858 ocorrências de homicídios nos seis primeiros meses do ano, contra 1.895 no primeiro semestre de 2012 – o que representa uma diferença de 1,9%.
Queda de homicídios na Região Metropolitana
Na Regiões Integradas de Segurança 1, 2 e 3, que englobam 40 cidades da Região do Colar Metropolitano de Belo Horizonte, os registros de homicídios do mês de junho também foram os menores do ano: 122 ocorrências. O número é 19% menor que o do mês anterior, com 152 registros de assassinatos. Confira abaixo o movimento decrescente da curva de homicídios na Região Metropolitana, no ano de 2012, nos últimos meses.
Número de crimes violentos volta a cair em Minas pelo segundo mês consecutivo
Importante destaca que o número de crimes violentos registrados em Minas Gerais voltou a cair pelo segundo mês consecutivo. O total de ocorrências do mês de junho – 5.741 – é 4,3% menor que o registrado no mês anterior – 5.998. No mês de maio, comparado com abril, a queda já tinha sido de 3,94% (6.244 ocorrências de roubo, sequestro, extorsão mediante sequestro, homicídios tentados e consumados, além de estupros tentados e consumados em abril contra 5.998 em maio).
O decréscimo de estatísticas nos dois últimos meses se repete na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como pode ser observado no gráfico abaixo. Entre os meses de maio e junho, houve redução de 5,5% nos crimes violentos, que passaram de 3.587 ocorrências em maio para 3.428 em junho. Entre os meses de abril e maio, a queda já havia sido de 4,5%, quando as estatísticas caíram de 3.756 ocorrências em abril para 3.587 em maio.
Menos crimes contra o patrimônio
Os crimes violentos contra o patrimônio, que configuram os crimes de roubo consumado e extorsão mediante sequestro, também estão em queda desde o mês de abril. Em junho, foram registradas 4.844 ocorrências contra as 5.084 registradas em maio: uma queda de 4,7%.
Nas Risps 1, 2 e 3, que compreendem 40 cidades da Região Metropolitana, também há queda nos últimos dois meses, como mostra o gráfico a seguir. Somente no mês de junho, na comparação com o mês anterior, maio, a redução foi de 3,9%, com as ocorrências caindo de 3.180 para 3.059.
Fonte: Agência Minas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: