Em 09/11/2011 às 21h26 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Sete municípios vão ganhar academias de ginástica do Ministério da Saúde

O ministério da Saúde vai implantar na região o Programa Academia da Saúde que estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer.  Minas Gerais vai receber 310 unidades em 289 municípios. A microrregião será contemplada com academias nos municípios de Além Paraiba, Astolfo Dutra, Cataguases, Guiricema, Leopoldina, Muriaé e Ubá.
Para espalhar a rede de academias, o ministério vai contar com a adesão dos municípios, que receberão R$ 180 mil para a construção de cada unidade. Com esse recurso será custeada a construção de espaços físicos e aquisição de equipamentos.
Os custos adicionais poderão ser complementados pelos estados e municípios.“ A exemplo dos programas desenvolvidos em algumas capitais, o Academia da Saúde busca eliminar barreiras como a inexistência de espaços públicos de lazer, o que reduz a possibilidade de acesso às práticas corporais pela maioria da população”, explica Deborah Malta, coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, do Ministério da Saúde.
Além de receber orientações sobre atividades físicas, de segurança e de educação alimentar e nutricional, nas academias, a população praticará ginástica, capoeira, dança, jogos esportivos, yoga, tai chi chuan e atividades artísticas como teatro, música, pintura e artesanato. Os exercícios serão orientados por profissionais capacitados. A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, em cinco ou mais dias por semana.
De acordo com o último Vigitel, inquérito telefônico realizado pelo ministério, 16,4% dos brasileiros adultos são fisicamente inativos. Segundo o estudo de 2010, quase metade da população adulta (48,1%) está acima do peso e 15% são obesos.
Fonte: Ministério da Saúde
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: