Em 10/04/2018 às 17h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

"Ônibus Lilás" chega amanhã à Cataguases

A unidade móvel é preparada para realizar vários atendimentos

A unidade móvel é preparada para realizar vários atendimentos

Download
Cataguases recebe amanhã o "Ônibus Lilás", uma unidade móvel itinerante de enfrentamento à violência contra a mulher, da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, que já levou atendimento e orientação a cidadãs de municípios de diversos estados brasileiros. A presença do veículo itinerante na cidade tem o apoio da Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, do Governo de Minas e do Governo Federal.

O veículo ficará no município por dois dias para atendimentos e, paralelamente, vai promover na quarta-feira, dia 11 de abril, uma roda de conversa com a rede de apoio de enfrentamento da violência doméstica, de 14 às 16 horas, na sede da Secretaria dos Conselhos, que fica na Rua Major Vieira, e, no dia seguinte, a mesma programação se repete no distrito de Sereno, de 8 às 14 horas. A iniciativa também tem por objetivo divulgar a central de atendimento à mulher, que pode ser acionada pelo telefone 180.

Com o objetivo de debater os direitos femininos e combater a violência doméstica, o ônibus é equipado com salas fechadas para garantir privacidade e com modelo de atendimento multidisciplinar para combate à violência contra a mulher. Conforme explicou a diretora da Proteção Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Luísa Alcântara Franco, o projeto do "Ônibus Lilás" foi anunciado na IV Marcha das Margaridas, em agosto de 2011 e, na prática, pretende levar às mulheres das áreas urbana e rural do municípío os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.

"A unidades fará ações de prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais, tendo por norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Na parte educativa, através das rodas de conversa, vai promover palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação", informou a diretora Luísa Franco.  


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Da Redação

Tags: mulher, rede de proteção, ônibus lilás





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: