Em 06/04/2018 às 12h25 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Denúncia leva Vigilância Sanitária interditar Posto de Saúde do Bairro Primavera

O Posto de Saúde foi interditado na tarde desta quinta-feira, 05 de abril

O Posto de Saúde foi interditado na tarde desta quinta-feira, 05 de abril

Download
O Posto de Saúde do Bairro Primavera, em Cataguases, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal na tarde desta quinta-feira, 05 de abril, em decorrência de uma denúncia feita por uma usuária. Em contato com aquele órgão, o Site do Marcelo Lopes confirmou a existência de irregularidades que foram detectadas pela primeira vez em 2009 e se repetiram nas vistorias realizadas pela Vigilância Sanitária nos anos de 2012 e 2017. Desde então, ainda conforme apurou o Site, a Secretaria Municipal de Saúde vem sendo notificada sobre o problema com o pedido de providências.

Em contato com a Vigilância Sanitária Municipal, a reportagem apurou que foi dada à Secretaria Municipal de Saúde, a opção de fechar o estabelecimento para reforma, o que não teria sido aceito por falta de recursos para a realização da obra. Ainda conforme as informações obtidas junto àquele órgão, os problemas encontrados naquele Posto de Saúde vão desde a sua estrutura física, até questões de higiene como o descarte incorreto de resíduos e procedimentos inadequados, inclusive na realização de testes biológicos, entre outros apurados pelos técnicos da Vigilância Sanitária.

imageEm outubro de 2017 este Site publicou uma matéria com a vereadora e médica Maria Ângela Girardi, sobre um relatório que ela produziu revelando a situação dos Postos de Saúde do município. O documento concluiu serem "muitas as demandas comuns a todas as unidades de saúde" e foi entregue ao Secretário de Saúde, Eliermes Teixeira, apontando como uma das soluções, a necessidade "urgente" de reforma em alguns Postos, como o do Primavera. Àquela época, Eliermes disse conhecer a situação. "Nós conhecemos a realidade e os problemas dos postos de saúde, mas não há recursos para reformá-los", revelou. 

Na manhã desta sexta-feira, 06, durante sua participação no Programa Conversa Franca, da Rádio Brilho, Eliermes Teixeira, revelou as dificuldades enfrentadas pelo município para realizar a manutenção dos postos de Saúde. Ele endossou a informação divulgada pelo apresentador, Sousa Mendonça, a respeito da dívida superior a R$ 3 milhões do Governo de Minas com o município como um dos fatores que impede a atuação correta de sua Secretaria. Ele disse também não ter recursos próprios para a eforma dos postos de saúde e que o governo federal não está disponibilizando atualmente recursos para reforma desta unidades. Por fim, Eliermes contou estar à procura de outro imóvel para abrigar o Posto de Saúde agora interditado, lembrando que o local precisa cumprir todas as determinações da Vigilância Sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Posto de Saúde, Primavera, interditado, Vigilância Sanitária





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: