Em 02/04/2018 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

III Simpósio Nacional de Conscientização do Autismo será realizado em Cataguases

Caminhada marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O simpósio acontecerá no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases (foto ilustrativa)

O simpósio acontecerá no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases (foto ilustrativa)

Download
Nesta segunda-feira, 02 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para marcar a data, será realizada a Caminhada Azul. O ponto de encontro será na Praça Chácara Dona Catarina saindo em direção ao Paço Municipal, na Praça Santa Rita. Logo em seguida, o prédio da Prefeitura Municipal de Cataguases será iluminado com a cor azul, que representa a cor do autismo.

A caminhada também marca o início da III Semana de Conscientização do Autismo com uma série de atividades e com a realização do III Simpósio Nacional de Conscientização do Autismo, que será realizado nos dias 06 e 07 de abril (sexta-feira e sábado), com vagas limitadas. Promovido pelo Grupo de Amigos de Autistas de Cataguases (GAAC), o objetivo é discutir o tema com profissionais especializados e fomentar a discussão sobre preconceito e inclusão social, além de conscientizar e reforçar a importância de um diagnóstico precoce do Transtorno Espectro Autista (TEA).

"Percebemos no nosso dia a dia que a falta de informação alimenta o preconceito. Sabemos que podemos contribuir para o desenvolvimento de muitas crianças no município, cujos familiares não tem acesso a informações sobre os direitos, formas de inclusão e tratamentos do autismo. Vemos através de nossa filha, que os autistas são capazes de superar seus limites e de desenvolver suas potencialidades", comenta Fernanda Vidal, organizadora do evento e mãe da Lara de nove anos com autismo.

"Nosso objetivo é conscientizar, trazendo informações e experiências, diminuindo o preconceito e aprimorando nossos conhecimentos para que nossos filhos autistas sejam recebidos pela comunidade e se sintam acolhidos", completa, Ernane Sirino, organizador do evento, pai da Lara, e um dos fundadores do GAAC, criado em 2014 e formado por pais de crianças autistas que se reúnem para compartilhar e trocar experiências e práticas sobre seus filhos.

As inscrições para o simpósio já estão abertas e podem ser feitas pelo site gaac.vpeventos.com no valor de R$ 25,00 os dois dias com certificado. As palestras serão ministradas por profissionais da área dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e por pais de autistas. O simpósio acontecerá no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, conforme programação ao final da matéria. 

"Hoje mais de dois milhões de pessoas no Brasil são autistas. A estimativa é que para cada 65 nascimentos, um tenha o Transtorno do Espectro Autista, chamado de TEA, caracterizado por alterações de comunicação, interação social e de comportamento. Nem sempre está associado à deficiência mental. Pelo contrário, algumas crianças têm inteligência normal ou mesmo acima da média. Por isso, a informação é fundamental para o tratamento do autismo, de forma que as crianças se adaptem mais facilmente ao mundo real", explica Arethusa Lopes, professora especializada em Autismo.

Confira a programação completa:

- Dia 02 de abril (segunda-feira)
18h30: Caminhada Azul. O ponto de encontro será na Praça Chácara Dona Catarina, saindo em direção ao Paço Municipal, na Praça Santa Rita. Após a caminhada, o prédio da Prefeitura Municipal de Cataguases será iluminado com a cor azul, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

- Dia 03 de abril (terça-feira)
18h30: Workshop - pais e profissionais de educação de autistas de Cataguases irão compartilhar suas histórias, vivências e práticas reais da família de um autista com a mediadora Jaqueline Lima, coordenadora do Núcleo de Apoio a Inclusão (NAI) de Cataguases, na Escola Estadual Coronel Vieira.

- Dias 04 e 05 (quarta e quinta-feira)
Serão realizadas palestras nas escolas com o tema ‘Você sabe o que o Autismo’, ministradas pelas psicólogas Carolina Gouveia, Arethuza Lopes e Priscila Machado, especialista em Educação Especial e Mediação Escolar no TEA e do grupo PROLER.

- 06/04 (Sexta-feira)
18h – Abertura do III Simpósio Nacional de Conscientização do Autismo 

18h15 – Inclusão: é preciso amor para poder pulsar com a especialista em Educação Especial Arethuza Lopes

18h45 – TEA: a importância do diagnóstico precoce com o psiquiatra infantil Philipe Diniz

20h45: A importância do uso de materiais estruturados para pessoas com TEA com a pedagoga e pós graduada em Ensino Estruturado para TEA Claudia C.Moraes

- 07/04 (Sábado)
8h- Meu filho tem autismo. E agora, o que faço? Com Luciana V.Reis, mãe do Gabriel de 4 anos com TEA

8h30- Medicina Funcional e Integrativa no Tratamento do Autismo com a médica Fisioterapeuta e Ortomolecular Camila Milagres

10h15- Aquisição da fala e da linguagem no transtorno do espectro do autismo sob a ótica do modelo DIR/Floortime com a fonoaudióloga Paula Lins

13h30- Desafios e possibilidades na inclusão escolar com a fisioterapeuta e terapeuta DIE/Floortime Advenced Provider Helena F. Gueiros

15h15- Movimento, emoção e aprendizagem com a educadora Física, Psicomotricista e mediadora do desenvolvimento Pamela Spanholeto.


A foto que ilustra esta matéria é reprodução da Internet e tem caráter meramente ilustrativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação do evento

Tags: autismo., Gaac, conscientização, palestra, caminhada





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: