Em 27/03/2018 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Unimed Cataguases abre turma para o curso de Gestante

Está também em andamento o projeto Gestar Bem, ambos gratuitos e oferecidos a casais que terão filhos

Os dois programas foram criados pelo Setor de Saúde Integral da Unimed Cataguases com apoio da Diretoria daquela cooperativa

Os dois programas foram criados pelo Setor de Saúde Integral da Unimed Cataguases com apoio da Diretoria daquela cooperativa

Download
A Unimed Cataguases concluiu neste mês de março a nova edição do Curso de Gestantes e do projeto Gestar Bem. Ambos foram idealizados em 2016 e 2017, respectivamente, contando a participação das futuras mamães e, inclusive, os papais. Este ano, a iniciativa está atendendo a 25 mamães ou casais, em sua primeira turma e a segunda turma será formada em setembro, conforme informou a Enfermeira coordenadora do projeto, Mariana Archangelo, cujas inscrições serão abertas em breve.

O programa Gestar Bem foi elaborado pela equipe de Saúde Integral da Unimed Cataguases com apoio da Diretoria daquela cooperativa, o médico Gabriel Pedrosa, médico coordenador do programa de Saúde Integral, médicos obstetras cooperados e equipe de enfermagem composta pela Enfermeira Silvana Guedes, as Técnicas de Enfermagem Tatiane Mescolim e Larissa Roque. O objetivo, revela Mariana é "preparar e acompanhar de forma diferenciada as futuras mamães durante o período gestacional, promovendo melhoria na qualidade de vida e abordando a gravidez como um estágio natural da mulher", explica.

Participam do projeto Gestar Bem as fisioterapeutas Suelen Schitini e Gislaine Lobo, por meio de atividades físicas de baixa intensidade, similares ao Pilates, voltado para a parte postural e respiratória para as futuras mamães. Já a nutricionista Milena Tavares, ministra palestras sobre uma boa e correta alimentação neste período, a psicóloga Ana Paula Amar, fala sobre os aspectos emocionais durante a gestação e pós-nascimento do bebê enquanto a fonoaudióloga Fernanda Guerra aborda questões relativas ao aleitamento, explica Mariana. O curso conta também com uma palestra final ministrada por profissional médico obstétra onde são abordados os tipos de parto e a humanização do trabalho de parto como parte fundamental deste processo. Há abertura para esclarecimento de dúvidas e orientações. Quanto aos cuidados com o bebê, a Unimed Cataguases conta com a atuação de sua equipe de enfermagem que faz desde a captação das gestantes e divulgação do programa ao treinamento com as mães ensinando o banho do bebê, cuidados com o cordão umbilical e orientações em geral.

O curso é gratuito e aberto a todas as gestantes independentemente de serem clientes Unimed ou não, para participar é só se inscrever na Unimed Cataguases pelo telefone 3429-1413. Mariana revela que o curso ocorre durante três encontros, sempre às segundas-feiras, às 19 horas. Ela lembra que as atividades físicas do projeto Gestar Bem são gratuitas, mas somente para associadas Unimed Cataguases. Este projeto se estende a partir do terceiro mês de gravidez até o nascimento do bebê. No pós parto, a equipe de enfermagem da Unimed Cataguases pode realizar a visita puerperal a pedido, dentro das primeiras 72 horas de vida do recém-nascido, orientando as mamães quanto aos cuidados com o seu bebê, finaliza Mariana. (Foto: Unimed/Divulgação)

image





Última atualização às 16h40min de 28/03/2018
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Unimed, gestar bem, gestante, curso, projeto





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: