Em 26/03/2018 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Sindicato do Comércio de Cataguases integra chapa de oposição na eleição para a Fecomércio-MG

os integrantes da chapa "Renova", de oposição, se reuniram para o seu lançamento oficial ocorrido no último dia 22

os integrantes da chapa "Renova", de oposição, se reuniram para o seu lançamento oficial ocorrido no último dia 22

Download
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), entidade de representação e defesa do comércio no Estado, terá uma disputa acirrada nas próximas eleições. Pela primeira vez em quase 80 anos de história, haverá uma chapa de oposição para a presidência da entidade: a Renova, que está sendo apoiada pela entidade classista de Cataguases, presidida pelo comerciante José Porfiro do Carmo e é um de seus integrantes.

O lançamento ocorreu na quinta-feira, 22 de março, no Automóvel Clube de Belo Horizonte e contou com a presença de vários empresários do setor de todo o Estado. A votação será no dia 16 maio deste ano. O Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Cataguases vai participar da eleição para ajudar a eleger os membros da Chapa Renovação, salienta Porfiro.

A chapa Renova nasceu da união de comerciantes de todas as regiões do Estado em torno de um projeto de mudança não só das pessoas, mas também do modelo de gestão da Fecomércio-MG, implantado pelo atual presidente, que é acusado de diversas irregularidades na Justiça, denunciadas pelo Ministério Público de Minas Gerais. Estas denúncias originaram dois processos judiciais (2220409-79.2014.8.13.0024 e 2142850-46.2014.8.13.0024), em trâmite na 3ª Vara Criminal de Belo Horizonte.

Houve também recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) determinando a abertura de procedimento de Tomada de Conta Especial, em razão de terem sido detectados graves irregularidades na gestão do SESC Minas, em obras no Edifício Sede do órgão e na aquisição de imóveis com preços superfaturados.

A insatisfação com a atual gestão surge inicialmente pelo descumprimento de compromissos de campanha da eleição de 2010, entre eles o da limitação de mandatos a apenas uma reeleição. De lá para cá, diante dos muitos problemas gerados pelos erros de gestão, inclusive com o envolvimento do nome da Fecomércio, como vítima, em suspeitas de irregularidades, o sentimento de mudança foi ganhando corpo entre empresários e seus sindicatos de todo o Estado, resultando, agora, na chapa Renova, um grupo coeso de mais de 70 integrantes, unidos em prol da renovação e do resgate do Sistema Fecomércio Minas, SESC e SENAC, para cumprir seu papel de defesa da categoria econômica e do desenvolvimento econômico e social.

O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Cataguases, José Porfiro do Carmo, disse que a Fecomércio-MG precisa de novos horizontes para crescer. "O próprio nome da chapa já indica renovação. É uma chapa que promete entrar com novos objetivos para mudar a federação. Precisamos ter um novo horizonte para trabalhar, sair daquele tradicionalismo e ir para uma coisa mais nova. Nunca houve uma mudança como a que a chapa Renova propõe para o sistema", afirma.

Encabeçam a chapa os empresários Nadim Donato, presidente do Sindilojas-BH, e Emerson Beloti, presidente do Sindicomércio de Juiz de Fora, tradicionais varejistas mineiros com vários anos dedicados ao setor. "A chapa Renova traduz o momento em que o país está vivendo, de necessidade de mudanças e de renovação. Ela foi construída com o passar dos anos, em que fomos vendo as coisas acontecerem de forma errada na Fecomércio. A ideia da chapa Renova é reformular a Federação e fazer com que ela desenvolva todos os sindicatos, principalmente os do interior, para que eles se tornem cada vez mais fortes, alavancando o setor", diz Donato, candidato à presidência da Fecomércio.

A chapa Renova tem como principal proposta o fortalecimento do Sistema Fecomércio em Minas, com a racionalização do uso dos seus recursos, inclusive dos seus braços sociais, o SESC e o SENAC, com a ampliação da presença institucional e do apoio à categoria econômica em todo o Estado mineiro. O grupo visa, também, o fortalecimento dos sindicatos patronais do comércio de bens, serviços e turismo, a fim de que a entidade seja mais respeitada e verdadeiramente ouvida, com base em argumentações técnicas competentes, com atuação transparente e participativa.

Os empresários do grupo entendem que sindicatos fortes constituem caminho para uma Federação também forte, capaz de influenciar políticas públicas que fomentem o comércio em cada região.

"A Renova vai fortalecer nossas bases. Porque, hoje, nós temos projetos que, às vezes, deixam de vir para a nossa região porque a gente não tem rede de relacionamento muito grande. E isso é fundamental para uma cidade do tamanho e da importância para o setor como é Uberlândia. Então, o que precisamos é fazer com que os benefícios sejam divididos. E é importante a gente regionalizar para concentrar forças, porque é assim que a gente cresce", destaca Carlos França.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Não Perde Não - Cristiane Guimarães

Tags: Fecomércio, Sindicato do Comércio, eleição, oposição





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: