Em 20/03/2018 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Casa de Nanzita abriga agora o Centro Cultural Sicoob Coopemata

Residência Ateliê de Nanzita é um dos ícones do Modernismo Brasileiro e foi projetada pelo arquiteto Francisco Bolonha entre 1957/58

O presidente do Sicoob Coopemata, César Mattos e o bispo dom José Eudes Nascimento, descerram a placa inaugural do Centro Cultural

O presidente do Sicoob Coopemata, César Mattos e o bispo dom José Eudes Nascimento, descerram a placa inaugural do Centro Cultural

Download
O Sicoob Coopemata inaugurou na noite desta segunda-feira, 19 de março, o seu Centro Cultural. O espaço está localizado em local nobre, uma obra de arte: a residência ateliê da artista plástica Nanzita, na Avenida Astolfo Dutra, em Cataguases. Imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional por ser uma referência da Arquitetura Moderna, abriga, logo na entrada, o painel de azulejos "Feira Nordestina", de Anísio Medeiros, e no seu interior o mural "A Lenda sobre o rapto de Helena de Troia", de Emeric Marcier.

imageNanzita residiu ali até sua morte, em 2007, e deixou a residência em doação para a Igreja Católica através da Diocese de Leopoldina. Durante três anos e meio o local foi utilizado como parte da formação de seminaristas, conforme explicou o Bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento (foto ao lado) em seu discurso. Depois disso o imóvel ficou fechado e a Diocese, ainda conforme revelou o mesmo Bispo, procurava dar à ele uma destinação até que surgiu, por meio de uma conversa entre a superintendente da Coopemata, Cristiane Mazzini e padre Jorge Luiz Pason, a possibilidade daquela cooperativa assumir o espaço.

Dom Eudes acrescentou que a proposta foi levada ao Conselho Presbiteral da Diocese que aprovou a utilização do local por meio de um contrato de comodato com o Sicoob Coopemata, com duração de quatro anos podendo ser renovado enquanto as partes estiverem de acordo. Coube àquela Cooperativa custear a reforma no imóvel e ainda concedeu duas bolsas de estudo a dois seminaristas que cursam Filosofia em Juiz de Fora, completou o bispo que revelou sua alegria com o espaço abrigando um Centro Cultural. "Tenho certeza que Nanzita está lá no céu muito feliz vendo sua casa sendo utilizada como espaço de Educação e Arte", destacou agradecendo a todos que proporcionaram a concretização daquela ideia.

imageCésar Mattos (foto ao lado), presidente do Sicoob Coopemata, disse que o Centro Cultural é a coroação de um projeto que começou com uma ação do Dia C - Dia de Cooperar. "Foi ali que nasceu o Projeto Encantando que hoje abriga mais de 250 crianças e adolescentes", revelou. "Criamos o Centro Cultural para ampliar nossas atividades e aqui vamos oferecer também aulas de desenho, aos sábados e dança ritmica", informou. Sobre o imóvel, César salientou que a reforma feita até o momento foi "apenas o que era essencial e estamos esperando uma equipe do IPHAN nos visitar nos próximos dias para avaliar e definir as ações que precisaremos adotar, além de aprovar o que já foi feito", disse.

imageO Centro Cultural Sicoob Coopemata será coordenado pelo professor e pedagogo empresarial Geraldo Majella Mazini (foto ao lado), que fez um breve pronunciamento onde destacou a parceria da Diocese de Leopoldina com o Sicoob Coopemata, o legado de Nanzita para as gerações futuras e o "desprendimento e foco sócio-educacional do bispo Dom José Eudes e padre Jorge Passon". Ainda segundo Majella, "a visão empreendedora de César Mattos veio selar e tornar realidade este presente que hora é entregue à nossa Cataguases", acrescentou o novo coordenador do Centro Cultural. Por fim, revelou como pretende agir à frente daquela instituição: "Buscaremos a experiência acumulada e aconselhamentos das demais instituições que se dedicam à Cultura em Cataguases (...) Estamos presenciando o iniciar de uma jornada, com alguns projetos já implantados, outros a implantar e muitos ainda que a vocação cultural de Cataguases nos direcione", completou.

imageO evento foi aberto pelos alunos da oficina de Teatro do Projeto Encantando coordenados pela professora Jacqueline Gouvea que apresentou o espetáculo "nasce o Centro Cultural Sicoob Coopemata". Os alunos do coral também apresentaram algumas canções na abertura do evento e o Hino Nacional. Também prestigiaram a cerimônia o vice-prefeito de Cataguases, João Batista Lima, a gerente de captação do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Sistema Ocemg/Sescoop) Andreia Sayar, o professor Alfredo Alves de Oliveira Melo, presidente do Sicoob Nossacoop e diretor do Sicoob Central Cecremge, além do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fausto Menta, entre outros convidados.

Veja mais fotos da inauguração na galeria abaixo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Coopemata, Sicoob, Nanzita, residência, ateliê





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: