Em 14/03/2018 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Além Paraíba inaugura o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania

O juiz coordenador do centro judiciário, Emerson Marques Cubeiro dos Santos, realçou que o Cejusc é um espaço para dilatar a cultura da paz

O juiz coordenador do centro judiciário, Emerson Marques Cubeiro dos Santos, realçou que o Cejusc é um espaço para dilatar a cultura da paz

Download
A Comarca de Além Paraíba (67 km de Cataguases) inaugurou nesta terça-feira, 13 de março, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A solenidade de instalação da nova unidade reuniu magistrados, autoridades e a comunidade local. O Cejusc concentra as audiências de conciliação e mediação, tanto na fase pré-processual quanto processual, funcionando como uma unidade dedicada à solução de conflitos de forma pacífica e consensual entre as partes.

O Cejusc vai funcionar no Fórum Nelson Hungria, localizado na Praça Coronel Breves, 89, no Bairro São José. Integram a Comarca de Além-Paraíba também os Municípios de Santo Antônio do Aventureiro e Volta Grande. No mesmo local, também acontece o serviço de atendimento e orientação ao cidadão, por meio do qual as pessoas são encaminhadas e/ou recebem informações sobre os órgãos e setores adequados para a resolução de inúmeras questões.

imageO 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Saulo Versiani Penna, responsável pelas iniciativas ligadas à conciliação e à mediação no âmbito do Judiciário mineiro, foi representado na solenidade pelo juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Maurício Pinto Ferreira. O magistrado afirmou que o Cejusc marca a chegada à Comarca de Além-Paraíba de um novo Judiciário, mais comprometido com a pacificação social do que com a tramitação e a celeridade processual. "Na audiência, as partes poderão falar e serão ouvidas. E o Judiciário vai auxiliar na construção de uma solução entre elas", afirmou.

O magistrado acredita que a instalação de um Cejusc é tão importante para as comarcas. "Estamos falando de pacificação social. Não estamos preocupados com o tempo gasto numa audiência de conciliação e nem mesmo com o número de audiências de mediação que precisarão ser realizadas. O foco é solucionar os litígios", ressaltou. O desembargador acrescentou que o trabalho realizado na fase pré-processual, quando a questão ainda não foi judicializada, é dos mais importantes, por permitir que um conflito seja resolvido antes de virar um processo. "Todas as partes se sentam à mesa e constroem uma solução. Estamos falando de um Judiciário que se antecipa e que é proativo", disse.

O Cejusc de Além-Paraíba foi instalado pela Portaria Conjunta 718/2018. O coordenador da unidade será o juiz Emerson Marques Cubeiro dos Santos, que é também diretor do foro da Comarca de Além-Paraíba. Em seu discurso aquele magistrado destacou a relevância da iniciativa do TJMG de fomentar a conciliação entre as partes, incentivando a construção de acordos entre os próprios envolvidos. "Ao criar uma estrutura adequada para o funcionamento do Cejusc, o Tribunal instrumentaliza melhor essa iniciativa voltada para a solução pacífica de conflitos. Só podemos parabenizar o Tribunal e a 3ª Vice-Presidência por essa medida", afirmou. (Fotos: TJMG)

image
O juiz Maurício Pinto Ferreira e o Chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, Carlos Roberto da Silveira Costa.

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação do TJMG, O Vigilante Online, Adenilson Mendes

Tags: Comarca, Fórum Cidadania, Judiciário





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: