Em 28/02/2018 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Funcionários da Regional de Saúde em Leopoldina fazem manifestação

SES-MG informou ao jornal O Vigilante que já está agendada para o dia 02 de março reunião entre representantes dos servidores e a Seplag.

As manifestações aconteceram em Belo Horizonte e em todas as regionais de saúde de Minas Gerais

As manifestações aconteceram em Belo Horizonte e em todas as regionais de saúde de Minas Gerais

Download
Os servidores estaduais da Diretoria Regional de Saúde de Leopoldina participaram das manifestações promovidas nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, em todo o estado de Minas Gerais. Exibindo cartazes com suas reivindicações, os manifestantes se posicionaram na entrada do prédio da Regional de Saúde, na Rua Ribeiro Junqueira, centro daquela cidade. Entre outras revindicações, os servidores pedem tratamento igualitário com servidores de outros órgãos e exigem o cumprimento de promessas, entre outras. As manifestações aconteceram também na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e nas 28 Unidades Regionais de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) espalhadas pelo estado.

Os servidores reivindicam ainda, por questão de isonomia, ajuda de custo em valor diário não inferior a R$ 105,00, o que teria sido conseguido recentemente para todos os servidores estaduais do Meio Ambiente. A concessão deste benefício não gera impacto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), segundo os manifestantes: "A ajuda de custo não é caracterizada como abono nem gratificação. Portanto, não é incluída na Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, há uma peculiaridade na Saúde: Como servidores do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS/MG), os gastos poderiam ser incluídos nos 12% a serem gastos em Saúde, conforme Constituição da República." Os manifestantes também querem que o governo concretize a promessa de implantar uma carga horária de 30 horas semanais e o direito constitucional de reajuste inflacionário de todo período, desde 2015 até 2018. 

Procurada pelo Jornal O Vigilante, a Secretaria de Estado de Saúde encaminhou resposta à Redação, na qual avalia que a paralisação não irá impactar nos serviços essenciais da Saúde, garantindo que a população de Minas não ficará desassistida. Ainda segundo a SES-MG, no início desta semana, na segunda-feira (26/02), o secretário de Estado de Saúde em exercício, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, reuniu-se com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, quando foram discutidas as reivindicações dos servidores da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Escola de Saúde Pública (ESP) e de todos os servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Já está agendada para o dia 02 de março reunião entre representantes dos servidores e a Seplag. (Foto: Júlio César Cabral/O Vigilante Online)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: O Vigilante Online

Tags: servidores, Saúde, estado, manifestação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: