Em 07/11/2017 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Usina de Reciclagem de Recreio está sendo recuperada pela prefeitura

Enquanto isso, futuros funcionários são treinados pelo IF Sudeste de Juiz de Fora, inclusive, com aulas práticas

Apesar das obras prosseguirem o prefeito prefere não informar sobre a reinauguração da Usina

Apesar das obras prosseguirem o prefeito prefere não informar sobre a reinauguração da Usina

Download
Abandonada pela administração anterior, que alegou não poder colocá-la em funcionamento por causa de denúncias que teriam sido feitas ao Ministério Público, a Usina de Reciclagem de Conceição da Boa Vista, distrito de Recreio/M (59 km de Cataguases), um dos maiores investimentos realizados no território de Recreio nos últimos anos, está sendo recuperada pela atual administração do prefeito Zé Maria Barros. O investimento de R$ 641 mil realizado pela empresa Brookfield Energia Renovável, através do BNDES teve suas atividades interrompidas em 2015.

Na época de sua paralisação, onze funcionários trabalhavam na usina. Desde então os resíduos sólidos (lixo) produzidos em Recreio passaram a ser destinados ao aterro sanitário União Recicláveis, que funciona às margens da BR-116.Em 2016, durante a campanha eleitoral, o então candidato, Zé Maria, firmou o commpromisso de reativar a Usina de Reciclagem o que começou a acontecer logo no início de seu mandato. A partir daí as obras seguem de acordo com a disponibilidade financeira da prefeitura.

imageSegundo Zé Maria, "infelizmente a situação da Usina era deplorável. Não havia energia elétrica, equipamentos estavam quebrados ou danificados pela ação do tempo, outros foram furtados, além de muita sujeira no terreno. Com honestidade, compromisso, perseverança e muito trabalho, nossa equipe administrativa vai revitalizando a estrutura física. Ainda há muito que fazer, até por este motivo não podemos anunciar a data do retorno das atividades", informou o prefeito (foto ao lado).

Paralelamente, a equipe (foto abaixo) que vai atuar na Reciclagem está sendo capacitada desde julho através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste Campus Juiz de Fora – com aulas teóricas na Escola Municipal Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz e práticas na Usina. Esta é uma das contrapartidas da Associação de Catadores de Material Reciclável de Além Paraíba "ACRAP" que irá gerenciar a Usina de Conceição da Boa Vista. A Associação foi contratada pela Prefeitura Municipal este ano por meio de chamamento público. (Fotos: Site Pólis Recreio)

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Pólis Recreio

Tags: Reciclagem, Usina, prefeitura, lixo





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: