Em 25/09/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Guidoval recebe projeto "AMM nos Municípios"

Participaram do encontro várias autoridades, entre elas 49 prefeitos e prefeitas e 47 vereadores, além de servidores municipais

Participaram do encontro várias autoridades, entre elas 49 prefeitos e prefeitas e 47 vereadores, além de servidores municipais

Download O município de Guidoval recebeu na sexta-feira, 22 de setembro, a quarta edição do projeto "AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões". Estiveram presentes dezenas de prefeitos da região e também de outras localidades de Minas Gerais, além de vários deputados estaduais e federais, autoridades e centenas de servidores públicos, totalizando quase 400 pessoas, entre eles, 49 prefeitos e prefeitas e 47 vereadores.

O encontro vem se consolidando como um importante momento de troca de experiências e debate entre os prefeitos e vereadores, bem como uma contribuição na articulação com deputados e autoridades estaduais e federais. Além disso, o momento de capacitação técnica, promovido em parceria com importantes entidades estaduais tem feito a diferença para os servidores públicos locais.

Durante a manhã, autoridades políticas e prefeitos alternaram suas falas e reivindicações. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, abriu os trabalhos, destacando que o projeto não tem uma vocação político eleitoral, mas sim é um campo político institucional, de ação e capacitação. "Claro que debateremos política, mas não queremos demandas eleitorais, queremos fortalecer o movimento municipalista. O nosso objetivo não é partido e sim o municipalismo, e estamos somando forças para isso, esse é o nosso propósito: nos unir", afirmou.

A prefeita de Guidoval e diretoria da AMM Região Zona da Mata, Soraia Vieira de Queiroz, anfitriã do dia, disse que ficou muito feliz por sediar a quarta edição do evento, pois é uma oportunidade de mostrar para os demais prefeitos uma cidade organizada, preparada para se desenvolver, mesmo após a sua destruição em 2012, decorrente de uma grande enchente. Ela ressaltou que essa interação entre os prefeitos é importantíssima. "Esse trabalho feito pela gestão do Julvan, junto com as diretorias regionais, está integrando os municípios". Soraia destacou também o caráter pedagógico do projeto. "Cada dia mais é necessário capacitar quem está fazendo a gestão pública com os prefeitos, que são os funcionários, os servidores. Muitas coisas novas têm surgido e devem estar afinadas. É igual a uma orquestra, não adianta o prefeito trabalhar se a equipe não estiver unida", disse.

O prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre e diretor regional da AMM na Zona da Mata, Claudiomir Vieira, destacou que "é um momento de encontrar com nossos companheiros prefeitos e discutir as soluções que precisamos descobrir em relação às nossas prefeituras, à nossa região, cobrar do governo do estado mais apoio e buscar o desenvolvimento regional". Rodrigo Lopes, prefeito de Andradas e diretor da AMM Região Sul, que abriu o projeto de interiorização, viajou 600 km para participar da edição e disse que a integração promovida tem sido notada por todos os gestores mineiros. "Os prefeitos têm sentido a AMM mais próxima, mais sensível aos seus problemas. E a proximidade em cada região é a possibilidade do gestor se sentir mais seguro. Cada prefeito remando para um lado não se chega a lugar nenhum, mas a partir do momento que nós temos uma direção, uma Associação forte, que nos representa e que sabemos que está próxima de nós, conseguiremos atingir os nossos objetivos, pressionar as instituições que precisam ser pressionadas e fazer valer o nosso direito municipalista", completou.

O prefeito WiiIIan Lobo, de Cataguases, também compareceu e se manifestou aos presentes. "As aflições e os problemas relevantes do dia a dia são comuns a todos, pois os municípios do interior têm a mesma realidade. Com a união dos prefeitos, vejo o crescimento da força para que possamos conversar com as esferas estadual e federal", destacou. Julvan Lacerda ainda frisou que a AMM fez um levantamento e concluiu que, nos municípios com menos de dez mil habitantes, gasta-se em média 8% da receita com responsabilidades que seriam do estado. "Isso não está certo. E como mudamos essa realidade? Unindo-nos pra buscar soluções e o momento é agora", finalizou.
Entre as autoridades presentes, os deputados estaduais Dirceu Ribeiro, Gustavo Côrrea e Tito Torres; os ex-deputados Danilo de Castro, Dinis Pinheiro, Sebastião Costa, Antônio Andrada; o ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Marcio Lacerda; o procurador adjunto de Minas Gerais, Rômulo Ferraz; o ex-presidente da AMM, Ângelo Roncalli, entre outros.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Associação Mineira de Municípios (AMM)

Tags: AMM, município, associaao, Guidoval





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: