Em 22/09/2017 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Mesa redonda debate inclusão social no "Dia Nacional da Pessoa com Deficiência"

O evento teve a presença de diversas autoridades, representantes de instituições que atuam na área, além de pessoas com necessidades especiais e seus familiares

O evento teve a presença de diversas autoridades, representantes de instituições que atuam na área, além de pessoas com necessidades especiais e seus familiares

Download
O "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência" foi lembrado na quinta-feira, 21 de setembro, em todo o país. Em Cataguases, a data foi marcada por uma mesa redonda promovida pelo Conselho Municipal das Pessoas Portadoras de Deficiência (CONDEF) em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Realizado na parte da manhã, na sede da Secretaria dos Conselhos, o evento abordou, entre outros temas, a Lei Federal 13.146/2015, que instituiu a data no Brasil.

imageParticiparam diversas autoridades municipais, entre elas, a Secretária de Assistência Social, Mirilane Licazali, representantes de instituições que atuam na área, além de pessoas com necessidades especiais e seus familiares.  Para Mirilane, o encontro foi uma oportunidade de debater políticas públicas sobre o tema e discutir a legislação vigente para aperfeiçoá-la. "É um momento importante, porque nos permite ouvir todos que estão aqui presentes, saber suas demandas, para que possamos começar a traçar o Plano Municipal da Pessoa com Deficiência", destacou ela.

O evento contou com a presença de Maria Geralda Souza Lopes, representando a Rede de Educadores da Economia Popular Solidária de Minas Gerais, que falou sobre o mercado de trabalho para as pessoas com restrições física, sensorial e cognitiva. Ela lembrou que existe um longo caminho no Brasil para ambientes profissionais inclusivos. Segundo informou, a iniciativa privada atende à legislação que prevê cotas de emprego para a pessoa com deficiência, "mas esbarra na falta de capacitação dessas pessoas e também no preconceito". 

As discussões que foram levantadas sobre o tema, na oportunidade, servirão como tópicos de um plano de ação que será elaborado e apresentado no dia 3 de dezembro, quando se comemora o "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência". Conforme informou a Secretária de Assistência Social, neste dia o setor está programando um novo encontro para reunir  os órgãos, autoridades e programas do município em busca de soluções sobre diferentes temas, como mobilidade urbana, que ainda hoje é um desafio para a pessoa deficiente. (Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases)


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Da Redação

Tags: mesa redonda, pessoa com dificiência, assistência social





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: