Em 23/07/2017 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Abadá Capoeira de Cataguases faz Encontro de Culturas 2017

Evento contou com centenas de participantes e a presença de Mestre Camisa, fundador da Abadá Capoeira no Brasil

Durante três dias capoeiristas se reuniram na cidade para o Encontro de Culturas, de preservação dessa arte

Durante três dias capoeiristas se reuniram na cidade para o Encontro de Culturas, de preservação dessa arte

Download
Entre os dias 13 e 16 de julho, aconteceu em Cataguases, o Encontro de Culturas 2017 realizado pela Abadá-Capoeira de Cataguases sob a organização dos Instrutores Tico Preto e Chinês. No período Cataguases recebeu mais de 200 capoeiristas dos quatro cantos do país. 

A presença de honra, foi do ilustre José Tadeu Carneiro Cardoso - Mestre Camisa, presidente fundador da Abadá-Capoeira - Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira. Ele que viaja pelo mundo divulgando a Arte-Capoeira, compartilhando sua experiência e seu saber faz questão de frisar: "A capoeira tem valor. A Capoeira é história do Brasil. A capoeira lutou muito para chegar até aqui. Tem que fortalecer a identidade."

imageA Capoeira é uma arte Brasileira que é tombada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A Abadá-Capoeira, chegou em Cataguases há mais de 20 anos através do Instrutor Tico Preto e hoje com o Instrutor Chinês, ambos vem lutando para ampliar e manter essa arte viva em nosso município e distritos. 

O Encontro de Culturas é um evento que promove a preservação e valorização dessa arte e em sua segunda edição, teve uma programação diversificada com uma cerimônia de abertura, curso de capoeira ministrado pelo Mestre Camisa, caminhada e visita a pontos turísticos da cidade guiada por Virgínia Ribeiro, responsável pelo Programa de Educação Patrimonial de Cataguases, apresentações do Bate-Pau do Pró-Idoso, grupo de Canto e Cança Afro dos bairros Justino e São Vicente, ASCAREC - Associação Caxambu de Recreio, Maculêle Ecológico, show e aulão de Capoeira, finalizando com o batizado e troca de corda dos alunos da Abadá-Capoeira. Grande parte dos alunos batizados faz parte do Projeto Bom Capoeirista é Cidadão Consciente presidido pelo Instrutor Chinês.

A sede da Abadá-Capoeira em Cataguases está localizada na Rua Major Vieira, 212, centro (no prédio da Faculdade Unopar). Há, também, vários outros pontos de aulas da entidade espalhados pela cidade. Maiores informações com o instrutor Tico Preto: (32) 9 8415-4953 e instrutor Chinês (32) 9 8466-5760. (Fotos cedidas pela equipe Abadá Capoeira Cataguases)

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Equipe Abadá Capoeira de Cataguases

Tags: Capoeira, Abadá, Mestre Camisa, Encontro de Culturas





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: