Em 27/05/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Centro Cultural Humberto Mauro apresenta peça "Vendo Memórias"

Espetáculo foi selecionado pelo Circuito SESI Cultural Talentos Regionais e brinca com a ficção e a realidade

O projeto nasceu a partir da leitura de dois contos do escritor argentino Jorge Luis Borges, conta o ator André Valim

O projeto nasceu a partir da leitura de dois contos do escritor argentino Jorge Luis Borges, conta o ator André Valim

Download
O Centro Cultural Humberto Mauro apresenta neste domingo, 28 de maio, às 19h30min, o espetáculo teatral "Vendo Memórias", com André Luiz Valim. A peça tem direção de Renata Sampaio, foi selecionada para o Circuito SESI Cultural – Talentos Regionais, tem o patrocínio da Energisa e o apoio cultural daFundação Ormeo Junqueira Botelho e Fábrica do Futuro. O ingresso promocional custa apenas R$ 10,00.

O enredo brinca com os limites entre ficção e realidade. Já pensou em comprar uma memória nova? Talvez uma história de amor não vivida? Um novo sonho de infância? Esse é o ponto de partida do espetáculo "Vendo Memórias", que transforma o palco numa banca de negócios.

O projeto nasceu a partir da leitura de dois contos do escritor argentino Jorge Luis Borges – "Funes, o Memorioso" e "A memória de Shakespeare". Embora inspirado em obras literárias, seguiu um caminho diferente. O ator André Valim, que também assina a autoria do trabalho, ‘comprou’ a memória de 27 pessoas momentos marcantes de suas vidas, que foram cortados, emendados e misturados, formando novas histórias.

"Ouvi as histórias das pessoas e fui percebendo que há uma grande conexão em todas as nossas experiências. Elas deixam marcas, mas são facilmente contaminadas por outras lembranças e é bem possível que, ao longo da vida, essas memórias sofram alterações. Chegamos à conclusão que as memórias são, também, ficção", revela o ator.

imageMais do que um apanhado de histórias reais, o espetáculo propõe ao público um reflexão sobre a sua própria memória, mostrando como ela se constrói e como vai sendo modificada ao longo da vida, sendo fantasiada, modificada, contaminada e, por vezes, inventada.

Sinopse
Vinte e oito pessoas venderam suas memórias. Momentos marcantes de suas vidas que foram cortados, rasgados, divididos, emendados, remendados, colados, justapostos e aglutinados. E agora colocados, novamente, à venda. Borrando os limites entre ficção e realidade, o espetáculo também apaga os limites entre performance e encenação, numa contação de história de memórias reais. É a chance de comprar boas memórias em excelente estado.

O espetáculo foi criado pelo próprio André Valim com direção de Renata Sampaio. O texto de abertura é de Jansen Castellar e o texto de locução de Dani Queiroz, com produção executiva de Anderson Nascimento e fotos de Cecília Vaz. (Fotos: Onírico Produções)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Onírico Produções

Tags: teatro, Vendo Memórias, Centro Cultural, Humberto Mauro





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: