Em 26/05/2017 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Hospitais em luto vão cobrir a fachada de preto nesta sexta-feira, dia 26

Protesto atinge todos os hospitais filantrópicos e santas casas de Minas Gerais devido ao atraso nos repasses de recursos

Mais de 20 hospitais confirmaram participação no movimento e vão divulgar a realidade financeira que estão vivendo

Mais de 20 hospitais confirmaram participação no movimento e vão divulgar a realidade financeira que estão vivendo

Download
O Hospital de Cataguases, em consonância com os demais hospitais filantrópicos de Minas Gerais vai participar de uma ação coletiva nesta sexta-feira, 26 de maio, a partir das 10h da manhã. Em Minas Gerais, pelo menos 128 hospitais filantrópicos sofrem com atrasos nos repasses de recursos financeiros e com uma dívida do Governo de Minas, que já ultrapassa 250 milhões de reais.

Nesta sexta, os usuários dos filantrópicos vão receber, também, informações sobre a crise no setor e explicações sobre a suspensão do atendimento de alguns serviços do SUS em várias instituições. Mais de 20 hospitais confirmaram participação no movimento e vão abrir as portas para mostrar à imprensa as dificuldades que enfrentam para garantir atendimento à população.

A iniciativa é da FEDERASSANTAS que representa as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas. A Federação já se mobiliza para entrar na Justiça para que as autoridades cumpram com os pagamentos atrasados e dívidas. Sem recursos, vários hospitais deram início à suspensão de importantes serviços à população e ao corte de leitos para pacientes do SUS. Agora, as internações só são feitas quando há condições mínimas necessárias para se garantir o atendimento aos pacientes.

VOCÊ SABIA?
A maioria dos valores pagos pelo SUS, para cada um dos serviços prestados, não tiveram aumento nos últimos anos. Para se ter uma ideia, para atender um paciente numa consulta de urgência, os hospitais filantrópicos recebem do governo apenas R$ 11,00! Com esse dinheiro, hoje em dia, não dá para comprar um pacote de arroz!

E quando o dinheiro chega vem com atrasos de até 90 dias!

Os filantrópicos atendem todas as cidades de Minas e representam 70% das internaçõesde pacientes do SUS.

Em 2016, esses hospitais garantiram mais de 800 mil internações; mais de 320 mil cirurgias e quase 1milhão e meio de tratamentos contra o câncer. Além disso, 57% dos partos, pelo SUS, foram realizados pelos filantrópicos.

Veja o vídeo do movimento "Federassantas pela Saúde" publicado nas redes sociais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da Federassantas

Tags: Federassantas, hospital, santa casa, saúde, paciente





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: