Em 28/04/2017 às 11h11 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Sindicatos protestam em dia de greve geral na Praça Rui Barbosa

O movimento reuniu dezenas de trabalhadores na Praça Rui Barbosa para protestar contra as reformas em andamento no Congresso Nacional

O movimento reuniu dezenas de trabalhadores na Praça Rui Barbosa para protestar contra as reformas em andamento no Congresso Nacional

Download
Uma manifestação pacífica reuniu nesta manhã de sexta-feira, 28 de abril, na Praça Rui Barbosa, dez sindicatos e um grande número de participantes, segundo os organizadores. A iniciativa faz parte da Greve Geral que acontece em todo o país e que em Cataguases, apesar de não estar obtendo adesão maciça, é um dos movimentos com maior êxito da história, conforme os próprios sindicalistas reconheceram devido ao número de categorias que abraçaram a causa. A greve geral tem por objetivo alertar o povo brasileiro contra as reformas Trabalhistas e da Previdência.

De acordo com uma das coordenadoras do movimento realizado esta manhã na praça Rui Barbosa, Rosani Brito, participam deste "dia de luta" os sindicatos Sind-UTE, Sindicato dos Bancários, Sindiágua, Sinserpu, Superintendência Regional de Ensino, Sitraeng, Sindicefet, Sindicato dos Comerciários de Cataguases, Sindicatos dos Químicos, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Correios e funcionários da empresa Cinta Moderna que também aderiram ao movimento. Ela conclamou as demais categorias a fortalececerem a greve participando da manifestação na Praça para "protestar contra a Reforma da Previdência que vai atingir a todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil inteiro".

imageO diretor do Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região, Fernando Batista, criticou às reformas Trabalhistas e da Previdência em curso pelo governo de Michel Temer, que chamou de "ilegítimo" e "golpista". Segundo ele, "o governo de Michel Temer quer acabar com direitos históricos da classe trabalhadora, garantidos pela CLT que nem a ditadura ousou cortar". Ainda segundo aquele sindicalista, estas mudanças vão promover "um grande desemprego no país e vai ampliar o contrato de trabalho temporário". Sobre a reforma da Previdência ele disse que ela não é deficitária e que aceitaria "outra reforma desde que todas os setores da sociedade fossem ouvidos e os cortes fossem feitos para todos. Hoje, o governo manipula os números e o orçamento usando os recursos da Previdência da forma como bem quer", completou Fernando.

Durante boa parte da manhã diversos sindicalistas discursaram na Praça contra as reformas em andamento. Apesar de ser dia de Greve Geral, apenas alguns serviços públicos não estão funcionando como Prefeitura Municipal, Tribunal Regional do Trabalho, Correios e escolas estaduais. Comércio e bancos abriram normalmente apesar destes últimos ostentarem faixas em suas fachadas contrárias aos projetos de lei da Reforma Trabalhista e da Previdência que estão em votação no Congresso. Por volta das 10 horas, os manifestantes subiram em um trio elétrico e iniciaram um passeio pela cidade com megafone lembrando a população sobre as perdas que acarretarão as aprovações destas reformas.

image

image

image

image
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: greve geral, sindicatos, praça Rui Barbosa, reforma





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: